Laudir homenageia 30 artesãos ao encerrar 1ª Feira do Artesanato em Dourados
O vereador Laudir Munaretto (MDB), presidente da Câmara de Dourados, homenageou 30 artesãos do município (foto) durante uma sessão solene de encerramento da 1ª Feira de Artesanato, realizada entre os dias 28 e 30 de março na Câmara Municipal. O evento aconteceu no dia 30 de março passado.
O evento teve o intuito de prestigiar os artesãos locais e homenagear “Mestre Cilso”, artesão que atuou por mais de 30 anos em Dourados, com produção de peças que retratam a história e cultura locais. Os filhos do artesão participaram da comemoração.
A Feira homenageou Cilso Aparecido Tibúrcio, nascido em Buritama (São Paulo) e que viveu em Dourados desde 1972, onde desenvolveu trabalho artístico no ateliê ‘Mão na Massa’, localizado no Altos da Monte Alegre. Mestre Cilso faleceu em 29 de fevereiro de 2020.
O legado do artesão é seguido pela filha mais velha, Evelyn Tibúrcio e seus filhos, que participaram do evento. “Estou agradecida por perpetuar e manter viva a tradição. Ele deixou um legado grande, significativo e vem vindo aí uma nova geração de oleiros”, falou emocionada.
Para o vereador Laudir, “o momento foi de extrema felicidade por homenagear os artistas do nosso município e principalmente meu grande amigo Mestre Cilso. Dourados tem uma gama de artesões muito talentosos e a feira foi apenas a sementinha que plantamos para continuar esse trabalho pela valorização da arte regional”, explicou ele.
Uma das homenageadas durante a sessão solene foi a artesã Thayná Miguita Kohatsu, de apenas 18 anos, que trabalha há um ano com artesanato, especificamente com madeira de demolição e MDF. Segunda ela, o trabalho ajuda e motiva a superar algumas dificuldades do autismo e da ansiedade.
“Eu simplesmente amo esse trabalho. E receber essa homenagem é uma honra, fico muito feliz pelo reconhecimento do meu trabalho, sou muito grata a Câmara pelo espaço e a oportunidade concedida a todos nós, artesãos”, disse a jovem artesã. (Assessoria CMD)