Lavagem das escadarias de São Benedito entra para calendário cultural de Cuiabá

Lavagem é considerado união entre religiões de matrizes africanas e cristãos católicos. Em Cuiabá, será no 2º sábado da tradicional Festa de São Benedito

O calendário cultural da Capital agora conta com mais uma data especial, a lavagem das escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A inclusão do ato interreligioso se deu por meio da publicação da Lei nº 6.304 de 28 de setembro de 2008, no Diário Oficial de Contas, que circulou nesta segunda (1º).

A data para a lavagem ficou definida para o segundo sábado que antecede o domingo da tradicional procissão de encerramento dos festejos de São Benedito, realizados no começo de julho de cada ano. A festa do santo negro, como é popularmente conhecido pelos fieis, é uma das mais tradicionais de Cuiabá e anualmente reúne milhares de fieis de todo o Estado que prestam homenagem ao santo católico.

Já a lavagem das escadarias se assemelha ao que é praticado em Salvador (BA), na qual anualmente membros de religiões de matrizes africanas lavam as escadarias da Igreja de Nosso Senhor do Bom Fim.

O ato de lavagem é considerado uma forma de união entre as religiões de matrizes africanas e os cristãos católicos. A origem da lavagem também se transformou em um símbolo de resistência. Na Bahia, a lavagem já tem mais de 240 anos de tradição e é realizado nos meses de janeiro, duas semanas após a comemoração do Dia dos Reis Magos – data que relembra quando os três reis do Oriente foram visitar o menino Jesus recém-nascido em Belém.

Na origem da tradição na Bahia, os escravos eram obrigados a lavar a igreja do Senhor do Bom Fim para os festejos católicos. Na compreensão dos negros o ato era uma forma de cultuar o orixá Oxalá – considerado o Deus supremo para o Candomblé.

Em Cuiabá, a Igreja de São Benedito também é impermeada de história e tradição. Construída por volta de 1725 pelos escravos, a igreja é dedicada ao santo negro mais popular do catolicismo, São Benedito, que além da devoção dos católicos também é venerado pelas religiões de matrizes africanas. No sincretismo religioso, São Benedito representa o Orixá Ossain, que é o senhor da cura e das ervas sagradas, de muita importância para essas religiões.

Em 2018, foi realizada a 2ª edição da Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito. O evento aconteceu em junho e reuniu centenas de fieis.

(Fonte: rdnews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *