Lei de Juscelino reconhece manobras de motocicletas como prática esportiva
O vereador Juscelino Cabral (foto) teve aprovado, durante a 1ª Sessão Ordinária deste ano, em segunda discussão e votação, o projeto de lei nº 238/2021 que reconhece o ‘wheeling’ como prática esportiva no âmbito municipal.
As manobras de motocicletas, popularmente conhecidas como ‘grau’, são modalidade de esporte e lazer comum principalmente entre jovens. No entanto, a prática acontece em espaços improvisados e era uma reivindicação antiga que fosse reconhecida como esporte para que pudesse ser contemplada com políticas públicas.
O projeto de lei teve votação unânime dos vereadores e segue para sanção do prefeito Alan Guedes (PP).
A modalidade consiste na realização de manobras e acrobacias de solo sobre duas rodas, nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo dos praticantes. Diferente do motocross, onde o intuito são os saltos, o ‘wheeling’ tem como objetivo manobras com certo grau de dificuldade, em busca de perfeição na execução dos movimentos.
No Brasil, a modalidade foi reconhecida como prática esportiva em 2010 pelo Ministério do Esporte e homologada pela CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo), passando a ser modalidade disputada em campeonatos brasileiros desde 2013.
O ‘grau’, praticado em via pública, é tipificado como infração de trânsito gravíssima, com perda de sete pontos e habilitação apreendida, conforme prevê o artigo nº 147 do Código de Trânsito Brasileiro.
A proposta de Juscelino é justamente reconhecer essa modalidade esportiva em Dourados, impulsionando mais uma oportunidade de esporte e lazer, com o apoio e estrutura necessária.
“Buscando sempre a maneira correta da prática do esporte, com os devidos equipamentos necessários e em locais apropriados, pois como todo esporte radical, pode ser muito perigoso”, destacou o vereador. (Assessoria CMD)