Local de preservação e visitação, Sitio Ecológico de Jateí é referência para escolas da região
O município de Jateí é uma referência também quando assunto é educação e preservação ambiental. Com política pública definida, a Prefeitura tem em sua estrutura a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que coordena toda um trabalho em favor da sustentabilidade. Um dos destaques deste trabalho é a manutenção do Sítio Ecológico Gerson Pereira Dias, que se tornou um centro de visitação para unidades de ensino de toda a região.
No mês de agosto, por exemplo, crianças e adolescentes de diferentes estabelecimentos de ensino e localidades visitaram o Sítio Escola, entre elas, a Escola Estadual Joaquim Vianna (Nova Esperança) e Escola Estadual Senador Filinto Müller, de Fátima do Sul. Já no começo de setembro (02), a equipe de funcionários do local recebeu crianças e adolescentes do Centro Espírita Dr. Pedro Lameira de Andrade, de Fátima do Sul. Ao todo, foram atendidas 72 pessoas.
Durante o primeiro semestre de 2023, o sítio ecológico recebeu estudantes de outras duas escolas localizadas em Fátima do Sul e Itaquiraí, bem como alunos jateienses do Centro Municipal de Educação Infantil Recanto do Saber e da Escola Municipal Maria Anunciada Gomes, durante a comemoração do Dia Mundial da Água.
De acordo com o professor Alex Barbosa, secretário de Meio Ambiente, o o sítio ecológico oferece um amplo espaço para caminhadas e experiências de contato com a natureza que estimulam sentimentos de cuidado e respeito, além de promoverem benefícios à saúde. “As atividades educativas no local tem o objetivo de promover a conscientização ambiental, preservando o ambiente em que vivemos para as atuais e futuras gerações”, observa Alex.
Quem visita o sítio ecológico recebe palestra sobre o local, sua história e estruturação. Após a palestra, os visitantes são conduzidos ao laboratório de botânica para apreciação de coleções de frutos e sementes e para a prática de observação em microscópio. Em seguida, realizam visita ao viveiro de produção de mudas e no final da atividade uma caminhada pela trilha em área de mata recuperada.
O agendamento de visitas pode ser feito na Secretaria Municipal de Meio Ambiente ou pelo telefone (67) 3465-1452.
.