Luta pela educação e combate à violência são destaques do mandato de Mara Caseiro em 2023
Com as presidências da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a deputada estadual Mara Caseiro (foto) finaliza os trabalhos parlamentares com quase 200 indicações de melhorias para municípios de Mato Grosso do Sul e 17 Projetos de Leis apresentados. A última sessão plenária de 2023 aconteceu no dia 19, com retorno previsto para o dia 06 de fevereiro do ano que vem.
“Foi um ano de muito trabalho, com atuação firme em várias pautas importantes para o nosso Estado”, disse a parlamentar que também ocupa a terceira vice-presidência da Mesa Diretora.
Uma das pautas mais incisivas da deputada foi o combate à violência contra a mulher. Também teve muito destaque, a segurança nas estradas, a saúde, a educação, a sustentabilidade e a cultura dos sul-mato-grossenses. “Fizemos diversos projetos, indicações, sessões solenes e palestras visando a promoção da saúde mental, da importância do diagnóstico e do tratamento precoce de diversas comorbidades, bem como a promoção da educação e da sustentabilidade para o bem de nossa sociedade”, salientou Mara Caseiro.
Visando o combate à violência contra a mulher e melhorias na área da saúde, a deputada apresentou vários Projetos de Leis, entre eles destacam-se o que estabelece diretrizes para instituição de Políticas Públicas Estaduais para o Sistema Integrado de Informações de Violência Contra a Mulher e o que estabelece prazo máximo para realização de diagnóstico, mesmo que não definitivo, das pessoas com Transtorno do Espectro Autista. “Também apresentamos a proposta que institui o “Dia Estadual de Enfrentamento à Psicofobia para combater atitudes preconceituosas e discriminatórias contra pessoas com transtornos mentais, bem como mês Janeiro Branco, para realização de ações educativas para a melhoria da saúde mental”, destacou a parlamentar.
Na área da Educação, a deputada realizou encontros, palestras e reuniões com o intuito de promover a cidadania e conquistar melhorias para o setor. “Como presidente da Escola do Legislativo, tivemos encontros a nível estadual, nacional e até na Suíça, na sede da ONU (Organização das Nações Unidas), sempre buscando ideias de projetos e de ações que façam a diferença na vida das pessoas”, disse ela.
Uma das grandes atividades em benefício da educação foi a realização do I Concurso de Redação da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet. “Conseguimos alcançar cerca de 47 mil alunos do ensino médio de 63 munícipios do Estado. A final foi um grande evento, com 40 finalistas de 13 municípios. Um grande marco para a educação de MS”, afirmou ela.
Quanto à CCJR, Mara Caseiro que é uma das três mulheres do país a presidirem essa comissão nos Legislativos estaduais, ressaltou o trabalho em conjunto com os integrantes da comissão e toda a equipe responsável. “Foram 35 reuniões e 512 proposições aprovadas durante este ano. As pautas foram sempre cheias de projetos, mas com o apoio de todos os pares e o trabalho impecável da nossa assessoria, conseguimos cumprir todos os prazos”, afirmou.
Outro ponto que teve muito atuação da deputada foi a segurança da BR-163, em especial no trecho entre os municípios de Eldorado e Mundo Novo. Inclusive, até a última sessão do ano, ela falou sobre a situação. “Há tempos tenho alertado para o perigo do trecho da BR-163 entre Eldorado e Mundo Novo que já causou a perda de diversas vidas. Tenho pedido com insistência a colocação de guard rails e que seja assegurado nesta rodovia, o tráfego de veículos e a preservação de vidas”, finalizou.
(Da assessoria)