Mães e filhos unidos pelo trabalho na BR-163/MS
Dividir o ambiente corporativo com outras pessoas é uma tarefa que exige disciplina, comprometimento, sensibilidade. Mas, e quando a colega de trabalho é a sua mãe?
Na vida, os acasos podem traçar os caminhos da maternidade de maneira a unir ainda mais filhos e mães em uma mesma empreitada profissional.
Lidar com a questão dos laços familiares na convivência diária é um desafio, mas a oportunidade de seguirem sempre juntos não tem preço. Em comemoração ao Dia das Mães, separamos histórias de mães e filhos que trabalham no mesmo local e que fazem desta uma experiência sublime para estreitar ainda mais seus laços afetivos, indo muito além do vínculo sanguíneo.
É o caso de Clarice Dias Saldeira Vieira e Lucas Dias Vieira (foto em destaque), mãe e filho que trabalham no setor de arrecadação da CCR MSVia, em Rio Brilhante, na BR-163/MS.
Ambos dividem as experiências e podem contar com a companhia um do outro durante a rotina de trabalho. Quem começou a trabalhar primeiro na empresa foi Clarice, pertencente ao quadro de funcionários desde 2015. Com o passar dos anos, em 2021, Lucas também conquistou uma vaga no mesmo setor.
Para Clarice, é um prazer dividir conhecimento com o filho, tanto em casa quanto no trabalho. “É sempre bom ter alguém com quem compartilhar os mesmos assuntos. A convivência diária tem sido muito interessante e não interfere em nosso relacionamento, pelo contrário, foi uma forma de estarmos ainda mais unidos. Sou muito grata por poder estar mais próxima do meu filho por conta do serviço em comum”, afirma.
Por outro lado, Lucas revela que nunca imaginou trabalhar no mesmo lugar que sua mãe, mas não pensou duas vezes quando houve a oportunidade. “O maior desafio é saber separar a vida pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, isso é um estímulo para que possamos melhorar cada vez mais”. Ele conta que sua mãe é uma grande inspiração e que seu apoio fez toda a diferença dentro da empresa.
Celina Garcia Leal e Nathaly Leal de Oliveira também têm uma história parecida. Mãe e filha, ambas trabalham na função de agentes de arrecadação da CCR MSVia em Rio Verde de Mato Grosso e sempre buscam oferecer o melhor atendimento possível aos usuários da rodovia na região. Celina iniciou o trabalho na empresa em 2016, enquanto Nathaly começou quatros anos depois, em 2020.
“Muitas vezes acabamos despendendo tanto tempo no trabalho, que pode acarretar em distanciamento familiar. Com a minha filha por perto, agregamos no trabalho e ainda passamos mais tempo juntas. Para mim, isso já é um grande presente”, destaca Celina, que nunca pensou que isso pudesse acontecer um dia.
Ela conta ainda que, na função em que atuam, apesar do desafio diário de lidar com pessoas, sua filha se mostra muito independente, lidando bem com o trabalho em equipe. “Não interferimos no trabalho uma da outra. Mas como trabalhamos juntas, contribuímos para todos com reciprocidade. A vantagem é poder passar mais tempo com ela, mesmo que cada uma em sua cabine. Simboliza união, tempo de qualidade e muito amor”.
Receber a assistência e o carinho que só uma mãe pode oferecer é um presente para Nathaly. “O ambiente fica mais acolhedor quando penso que posso contar com a minha mãe ali, a poucos metros de distância”, assegura. “Ter essa oportunidade de trabalharmos juntas foi surpreendente positivamente, porém sempre temos de estar atentas para saber separar a nossa relação de mãe e filha e da profissional, mas isso acaba dando super certo. Aprendo cada vez mais e poder vê-la de perto, por esse ângulo, é muito gratificante para mim, como filha, e me encoraja a ser uma pessoa melhor sempre”, enaltece. (Da assessoria)