Marçal toma posse como prefeito, declara amor por Dourados e defende união da classe política
A cena foi emblemática. Embalado pela canção “Conquistando o Impossível”, da cantora gospel Jamily, e envolto na bandeira do município de Dourados, Marçal Filho percorreu, na manhã desta quarta-feira (01) os poucos mais de 200 metros que o separavam da entrada da Câmara Municipal até o plenário da Casa de Leis onde foi empossado prefeito de Dourados ao lado da vice-prefeita Gianni Nogueira. Após o juramento formal de defender a Constituição Federal, a Constituição Estadual e a Lei Orgânica do Município, o discurso proferido pelo prefeito foi marcado pela declaração de amor a Dourados, pela defesa da união da classe política em defesa do município e pelo compromisso de trabalhar muito para atender as expectativas depositadas pelos mais de 60 mil douradenses que lhe confiaram o voto.
Para uma Câmara Municipal lotada, como nunca se viu na história recente de Dourados, que obrigou a instalação de cadeiras nos corredores e telão para que todos pudessem acompanhar a posse, Marçal Filho iniciou o discurso lembrando de onde veio e enaltecendo onde chegou. “É impossível chegar neste momento épico sem olhar pra trás e lembrar da minha origem humilde, filho de pai nordestino e mãe paulista que chegaram aqui na década de 50 conduzidos pelo sonho de construir uma vida melhor através da chamada Colônia Agrícola Nacional de Dourados”, enfatizou. “Aqui nasci e cresci. Estudando em escola pública concluí o Ensino Médio, entrando na faculdade de Direito e me tornando advogado, mas minha vocação sempre foi o rádio e a partir dele pude prestar minha solidariedade às pessoas que mais precisavam”, completou o prefeito.
O segundo ato do discurso foi a declaração de amor à cidade. “Com a bondade do povo e as graças de Deus fui eleito vereador, deputado estadual e deputado federal”, pontou. “Hoje realizo o sonho de todo cidadão em sua terra natal: administrar a cidade onde nasceu e que mais ama! Eu amo Dourados!”, declarou. “Nunca troquei e jamais trocarei minha cidade por qualquer outra!”, enfatizou. “Assumo a Prefeitura de Dourados consciente dos grandes desafios que me esperam, mas estou aqui para dizer que Dourados pode ser muito melhor! Estou aqui para resgatar a esperança dos douradenses! Estou aqui para dizer que nós douradenses temos em nosso DNA a garra, a coragem e a determinação para fazer acontecer”, enalteceu Marçal sob aplausos.
O prefeito destacou a missão de cuidar das pessoas. “Com muito trabalho, comprometimento, cuidado com as pessoas e amor por Dourados, vamos mudar o modelo de gestão na administração municipal”, afirmou. “O que veio até agora não deu certo e isso foi demonstrado nas urnas com os mais de 60 mil votos que recebi”, completou. “Desde o dia 7 de outubro – um dia após a eleição – quando reuni uma equipe para articularmos uma plano de ação que começa hoje e termina no dia 31 de dezembro de 2028, já tenho trabalhado para superar os desafios que nos aguardam”, revelou Marçal Filho.
A união de forças com a classe político foi outro ponto alto do discurso. “Desde o término do pleito eleitoral procurei e fui procurado por vários membros da bancada federal e estadual de Mato Grosso do Sul dispostos a unir forças em favor de Dourados”, revelou. “Volto a enfatizar que a partir de agora não há mais adversários, no que depender de mim, todos que querem o bem de Dourados são bem vindos para trazer recursos para a nossa cidade”, garantiu. “Serei o prefeito de todos. A campanha eleitoral terminou em 6 de outubro, agora é trabalho e trabalho”, completou.
Marçal Filho também pontuou os critérios para escolha do primeiro escalão. “Para reconstruir Dourados e transforma-la na cidade dos nossos sonhos, escolhi uma equipe de secretários e secretárias por suas competências”, apontou. “Todos, sem exceção, têm experiência em suas áreas. O que me interessa é o resultado desse trabalho em favor da população, do cidadão que tanto tem sofrido com serviços públicos ineficientes”, enfatizou. “Minha equipe tem consciência do compromisso que tenho com o cuidado com as pessoas e todos serão avaliados periodicamente, assim como serei avaliado pela população”, destacou o prefeito.
A religiosidade também esteve presente no discurso de posse do prefeito. “Não recebi a vitória nas urnas como um troféu! Encaro como uma missão de vida. Deus me direcionou para esse momento, pois sabia que era chegada a hora da minha contribuição à cidade que tanto amo. Deus conhece o meu coração e sabe do meu propósito”, mencionou. “A partir de agora, com as benção de Deus, Dourados será protagonista no Estado com destaque para o cuidado e o respeito com as pessoas que mais precisam do serviço público”, argumentou.
Marçal Filho também destacou a importância do alinhamento político entre os poderes Executivo e Legislativo. “Convido todos os vereadores, independente de partido político ou ideologia, a unirmos forças por nossa cidade”, defendeu. “Vamos fazer uma grande parceria pelo bem de Dourados e da sua população. Com união de forças podemos superar mais rápido as dificuldades que teremos pela frente. É forçoso reconhecer que quando o Executivo vai mal, a Câmara também vai mal, então, se queremos o bem da nossa cidade e da nossa gente, devemos caminhar na mesma direção”, pontou o prefeito. “Da minha parte podem contar com o respeito à independência entre os poderes e respeito à atuação de cada parlamentar. Todos os meus mandatos anteriores foram no Legislativo, inclusive nessa Casa de Leis, e tenho a real consciência de como deve ser a relação entre o parlamento e o Executivo”, concluiu.
Marçal não esqueceu de citar os seus principais parceiros no discurso de posse. “Antes de encerrar, faço publicamente um agradecimento especial ao governador Eduardo Riedel pela parceria que ele firmou comigo, mas, sobretudo, pelo cuidado e carinho que ele tem com Dourados”, enalteceu. “Vou precisar muito do governo do Estado para acabar com gargalos que tanto penalizam nossa população, sobretudo na área da saúde, e sei que posso contar o governador Eduardo Riedel”, apontou. “Agradeço também ao presidente do meu partido e grande líder, o ex-governador Reinaldo Azambuja, um parceiro de primeira hora”, completou.
O prefeito finalizou o discurso destacando a família e renovando o compromisso de trabalhar por Dourados. “Agradeço imensamente a Deus, à minha família, em especial a minha esposa Patrícia!”, ressaltou. “Agradeço a todos que contribuíram com a minha vitória e agradeço a todos que confiaram em mim. Honrarei cada voto recebido e trabalharei muito para não decepcionar vocês!”, completou. “Nunca fui um político de fazer promessas! Prometa menos e entregue mais. Esse é o meu lema. Durante a campanha não fiz grandes promessas e agora firmo compromissos, mas sempre com os pés no chão”, pontuou. “Posso não conseguir realizar tudo que sonho para minha Dourados, mas farei o meu melhor a cada dia. A busca pela quase perfeição que sempre tive na minha vida, será perseguida a frente da administração municipal. Que Deus nos abençoe!”, encerrou Marçal Filho.
SECRETARIADO
Após a solenidade de posse, o prefeito se deslocou à sede da prefeitura onde anunciou seu secretariado e concedeu coletiva de imprensa. Os integrantes do primeiro escalão são: João Alcântara, na Secretaria Municipal de Governo; Alessandro Lemes Fagundes, na Procuradoria-Geral do Município (PGM); Bruno Pontim, na Secretaria de Agricultura Familiar; Eder Felipe Souza, na Agência Municipal de Habitação (Agehab); Jamil da Costa Matos, no comando da Guarda Municipal de Dourados (GMD); Luiz Roberto Martins Araújo, na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.
Também foram anunciados Jorge De Lúcia, na Secretaria Municipal de Obras; José Vicente Tardivo, na Secretaria Municipal de Educação; Juscelino Cabral, na presidência da Agência Municipal de Trânsito (Agetran); Marcio Grey Figueiredo, na Secretaria Municipal de Saúde; Shirley Flores Zarpelon, na Secretaria Municipal de Assistência Social; Suelen Nunes Venâncio, na Secretaria Municipal de Fazenda; Tays Diniz, na Secretaria Municipal de Administração; Fabio Luís, na Secretaria Municipal de Planejamento; Antônio Freire, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Indústria e Comércio); Juarez de Oliveira, na chefia de Gabinete; Cristina Mota como Assessora Especial do Gabinete e Marcos Santos no comando da Assessoria de Comunicação.
Os titulares da Secretaria Municipal de Cultura; Instituto Municipal de Meio Ambiente (Iman) e Fundação de Esportes de Dourados ainda não foram definidos. O prefeito Marçal Filho adiantou que está analisando nomes e que os escolhidos serão anunciados em breve. (Por Assessoria – Fotos: A. Frota)