Mato Grosso do Sul comemora 44 anos com economia de expressão nacional

Por Charles Aparecido *
Mato Grosso do Sul é uma das 27 unidades federativas do Brasil e tem aproximadamente 2,62 milhões em população. Localizado no sul da Região Centro-Oeste, limita-se com: Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, São Paulo e Paraná; e dois países sul-americanos: Paraguai e Bolívia.
Foram muitas “luta divisionista” e hoje é celebrado 44 anos que o general-presidente Ernesto Geisel, assinava a Lei Complementar Nº 31, de 11 de outubro de 1977 criando o nosso Estado como território desmembrado do então vastíssimo Mato Grosso.
Um sonho concretizado por muitas gerações e que acabaria por evidenciar-se como decisão potencialmente assertiva. Não demorou muito para torna-se uma das mais prósperas unidades da Federação, liderado pelo agronegócio que acelerou ainda mais a modernização e a economia local.
A agricultura, pecuária, setor agroflorestal, indústria de transformação e o agronegócio em nossa região acelera o avanço da Ciência & Tecnologia, além de ser grande fonte de empregos, renda e arrecadação de impostos para investimentos públicos.
Atualmente uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), coloca Mato Grosso do Sul com o oitavo Estado “mais feliz” do Brasil no índice de bem estar. O bom resultado ocorre pelo baixo desemprego da população, segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), são 40.357 novas vagas abertas no Estado.
*O autor é jornalista da revista Celebrar e do jornal Guavira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *