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Mato Grosso do Sul e BNDES reforçam parceria de R$ 2,5 bilhões para modernização logística regional

Em nova etapa da parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma equipe técnica do banco esteve no Estado na semana passada para visitar trechos das obras das rodovias MS-380, MS-289 e MS-276, além de avaliar o andamento geral do programa Invest Impacto, iniciativa voltada à modernização da infraestrutura logística estadual.

A visita marca um momento de consolidação da cooperação entre o Estado e o BNDES, firmada em 2023 e operacionalizada em 2025, que prevê investimentos de até R$ 2,5 bilhões. O programa financia projetos de recuperação, pavimentação e monitoramento de rodovias estratégicas, fortalecendo a competitividade logística e o escoamento da produção agroindustrial sul-mato-grossense.

De acordo com o gerente de rodovias da Agesul, Gil Márcio Franco, o Invest Impacto foi estruturado a partir do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e articula diferentes fontes de investimento. “O objeto era investir na melhoria da malha rodoviária estadual, já olhando os projetos que estavam em desenvolvimento, como o Crema, as concessões e a Rota Bioceânica”, explicou.

O primeiro Relatório de Aprovação de Projeto (RAP1), soma cerca de R$600 milhões, em execução e apresenta avanço entre 45% e 50%. As frentes incluem: MS-436( lote 1 e 2), nos lotes entre Camapuã e Figueirão; MS-276 (lote 1 e 2), entre Indápolis e Deodápolis; MS-347, no trecho que liga Dois Irmãos do Buriti à BR-419.

A previsão é que as primeiras entregas ocorram a partir do segundo semestre de 2026, embora o cronograma contratual se estenda até 2027.

O segundo relatório de aprovação de projetos (RAP2), validado neste mês de outubro, amplia o escopo do programa e inclui novas frentes nas rodovias MS-444 entre Selvíria e entroncamento da MS-112; MS-320, entre Três Lagoas e MS-377; MS-380 (lote 1 e 2), entroncamento da MS-164 até a BR-463; e MS-289, no entroncamento da MS-180 até a MS-156, trechos estratégicos para o desenvolvimento e modernização do Estado

Avaliação do BNDES

Para o analista de operações do banco, Márcio Rebello, esta é a segunda missão técnica no Estado e marca uma fase de acompanhamento mais próximo das obras em campo. “O Mato Grosso do Sul tem equipes altamente qualificadas e proativas. É um dos melhores estados na interlocução com o BNDES”, afirmou.

Rebello destacou que o banco atua com acompanhamento contínuo, tanto documental quanto presencial. “Diferente de bancos comerciais, o BNDES exige o cumprimento integral da finalidade contratual. As liberações de recursos ocorrem conforme o atingimento das metas e resultados definidos no momento da análise”, pontuou.

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, ressaltou que as intervenções fazem parte de um esforço coordenado para dar fôlego à malha rodoviária e garantir competitividade ao Estado.

“Essas obras representam desenvolvimento. Conectam as cidades, facilitam o dia a dia de quem utiliza as estradas e fortalecem o escoamento da produção. O Invest Impacto é estratégico para sustentar o crescimento e a logística de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Próximos passos e desafios

O Governo Estadual prepara agora o terceiro relatório de aprovação de projetos (RAP3), que deve incluir novos trechos a serem financiados até o fim de 2025. A expectativa é atingir o teto do contrato com o banco, de R$ 2,5 bilhões, consolidando a maior operação de crédito voltada à infraestrutura rodoviária já firmada pelo Estado.

O Invest Impacto tende a deixar um legado de integração regional e aumento da produtividade, ampliando a competitividade de Mato Grosso do Sul nos corredores logísticos que conectam o Centro-Oeste aos portos do Atlântico e do Pacífico. (PorAlexsandro Nogueira – Fotos: Chico Ribeiro)

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