Mato Grosso tem mais de 20 casos de varíola dos macacos confirmados
A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso divulgou nesta semana que o Estado já atingiu 20 casos de varíola dos macacos, ou monkeypox virus.
O boletim epidemiológico da SES, atualizado diariamente, informa que somente em Cuiabá já são 11 casos confirmados e 4 suspeitos.
Em Várzea Grande foram quatro casos comprovados e dois suspeitos; Tangará da Serra registrou dois contágios confirmados e um está sendo investigado; Rondonópolis tem um caso e um sob suspeita; em Nova Xavantina e Sorriso foram dois casos confirmados, um em cada município.
Além desses, em Barra do Garças, Comodoro, Araputanga, Porto Esperidião e Nova Ubiratã, existem outros oito casos suspeitos.
As amostras para a confirmação dos casos são encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT) e direcionadas para o Laboratório Central do Distrito Federal, unidade de referência nacional para a análise do material.
Sintomas e prevenção – Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas. Caso haja a manifestação destes sintomas, procure uma unidade de saúde.
Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas. (Fonte: Midianews)