MAURO THRONICKE RODRIGUES: Eleição faz surgir liderança emergente em Dourados e região
O cenário político e eleitoral em Dourados e região ganhou uma nova roupagem após o resultado das eleições municiais de 15 de novembro do ano passado. Personalidades conhecidas acabaram sendo rejeitadas nas urnas e, em alguns casos, foram eleitos candidatos de primeira viagem e até apontados como improváveis em pesquisas de intenção de voto.
Em Dourados, por exemplo, o eleitorado deu um grito por renovação, elegendo para a Prefeitura e Câmara novos personagens, mudando radicalmente o contexto político local. Além dos eleitos, o processo eleitoral douradense também promoveu o surgimento de uma nova liderança política, o empresário Mauro Thronicke Rodrigues, que disputou o cargo de prefeito pelo PSL, com chapa pura.
Sem apoio dos chamados grandes caciques da política tradicional, Mauro amealhou 10.496 votos ou 10,14% de sufrágios válidos nas eleições de 2020. Com uma estrutura simples e contando apenas com o incentivo da senadora e prima Soraya Thronicke, Mauro cravou um discurso de austeridade com a coisa pública que despertou o eleitor e consequentemente votos para sua candidatura.
Dos sete postulantes ao cargo de prefeito em Dourados, Mauro Thronicke Rodrigues foi único candidato que decidiu pleitear no final do prazo de registro. Os demais já tinham declarado a intenção antecipada pela disputa e feito inclusive pré-campanha forte nos meios de comunicação e redes sociais.
O desempenho eleitoral de Mauro surpreendeu os analistas políticos, em virtude de sua expressão eleitoral. Com uma campanha bem modesta, ele praticamente ficou empatado na terceira colocação – diferença de pouco mais de um ponto percentual – e conquistou mais de um terço dos votos dados ao candidato eleito.
Em função deste desempenho nas urnas, o nome de Mauro se consolida como mais uma peça no tabuleiro político local e regional e as análises futuras sobre disputas eleitorais já colocam seu nome entre os postulantes. Ele, no entanto, continua discreto mas também não nega que tenha pretensões futuras.