Menino é reconhecido como herói após usar seu drone para localizar comboio russo

Um adolescente de 15 anos que usou seu drone para ajudar as forças armadas da Ucrânia a localizar e destruir um comboio russo no início da guerra foi aclamado nesta terça-feira (7) como um “verdadeiro herói da Ucrânia”, segundo informações do Global News.

Andrii Pokrasa mora nos arredores de Kiev e foi abordado diretamente pelos militares para ajudá-los a encontrar os veículos inimigos, que passavam entre a capital ucraniana e a ciadade de Zhytomyr.

O menino, então, levou seu drone para um campo próximo e conseguiu fotografar o comboio e ainda obter as coordenadas com ajuda de um GPS.

O pai foi o responsável por encaminhar as informações para o exército ucraniano pelas redes sociais, segundo o tabloide britânico Daily Mail. Minutos depois, a artilharia ucraniana chegou à estrada perto de Berezivka e realizou o ataque a cerca de 37 quilômetros do centro de Kiev.

A abordagem foi tão bem-sucedida que os militares entregaram ao adolescente os controles de um drone profissional com um alcance maior. Como resultado, foram destruídas várias unidades de tanques russos e veículos blindados.

“[Pokrasa] era o único que tinha experiência com drones naquela região”, disse Yurii Kasjanov, comandante de uma unidade de defesa territorial. “Ele é um verdadeiro herói. Um herói da Ucrânia”, completou.

Pokrasa descreveu a experiência como “muito, muito assustadora”, mas disse que queria impedir que as forças russas atacassem sua cidade natal.

“Nosso objetivo era encontrar as coordenadas exatas e fornecer as coordenadas para os soldados… Eu dei a eles as coordenadas e fotos, e depois disso eles miraram no local”, disse o piloto adolescente.

A implantação de drones na Ucrânia tem sido importante para repelir as forças de Putin em torno de Kiev e continua sendo uma abordagem altamente eficaz para combater os invasores na região leste do Donbass.
                                                                                                                                                                                                                                (Fonte:R7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *