Mobilização e vigilância contra o vírus em Jateí
Monitoramento permanente para prevenir e atacar a disseminação do vírus. Essa é a principal ação da Secretaria Municipal de Saúde de Jateí, que coordena uma força-tarefa de combate ao novo coronavírus no município.
Além de uma central de monitoramento na entrada da cidade para aferir a temperatura de quem transita pelo município – bem como sua origem e destino – a Prefeitura também faz a desinfecção diária de ambientes públicos e privados na área urbana. Outra ação é a testagem sistemática do pessoal da linha de frente e também àqueles que fazem deslocamento de outras localidades para trabalhar em Jateí.
O aparente controle sobre o vírus em Jateí não é motivo de acomodação quanto ao perigo da doença. Por isso, o prefeito Eraldo Leite determinou que os trabalhadores da linha de frente se mantenham mobilizados contra o vírus. Ele não descarta, inclusive, endurecer com medidas restritivas contra aglomerações.
Na última semana, a Saúde do município informou ao prefeito sobre os números de combate à pandemia no município. Desde que começou o trabalho de enfrentamento ao vírus em Jateí, foram notificados 607 casos, com 567 descartados e 30 pessoas ficando em isolamento. O município confirmou neste período 42 casos positivos e recuperou 33, sendo que existem nove ativos, com uma pessoa internada. Nenhum caso está sendo investigado no momento e 15 estão sendo monitoradas.