MORTE NA LINHA DE FRENTE: TRABALHADORA DA SAÚDE PERDE LUTA CONTRA O VÍRUS
A morte de uma pessoa que trabalha para que outras não morram. A batalha de quem escolheu cuidar da vida sofreu uma baixa neste dia 13 de junho de 2020, em Dourados. A agressiva Covid-19 foi mais forte que o organismo de Maroly Maria de Melo, trabalhadora da Secretaria de Saúde de Dourados, que sentiu os sintomas mais fortes da doença no dia 7 de junho e foi internada. Porém, depois de uma semana de luta, ela foi vencida pela doença que ajudava a combater.
A morte de Maroly comove a população douradense, que manifesta sua perda pelas redes sociais. Ela trabalhava atualmente no Posto de Saúde da Vila Rosa, mas também já havia passado pela unidade de saúde do Parque das Nações 2, duas grandes regiões populosas da cidade.
A guerreira nordestina que deixou sua pequena Verdejantes no Pernambuco e veio para Dourados, venceu na vida pelos estudos, graduando em duas faculdades, a de Letras (UEMS) e de Psicologia (Uniderp). Sua garra e determinação, aliadas ao cuidado e formação das pessoas, foi sucumbida pelo vírus. Ironicamente, a contagiante “mãezona que cuidava de todos”, perdeu a vida após ser contaminada por uma doença contagiosa.
Acostumada a estar cercada por muita gente por força das profissões que exercia, Maroly foi recolhida à última morada praticamente sozinha. Seguindo o protocolo das autoridades sanitárias, seu corpo foi enterrado sem velório. Apenas os agentes funerários, devidamente trajados, fizeram seu enterro às 7h30 deste domingo (14).
Nem a família pode estar presente na última despedida, pois todos os familiares estão em isolamento por conta do seu diagnóstico.
Pelas redes sociais, os amigos da vida, das universidades e do trabalho, manifestaram a dor pela perda de uma pessoa especial, não somente pelo fato de estar atuando na saúde. Antes de tudo, Maroly foi exemplo para uma geração, porque mesmo com idade avançada, focou nos estudos como base para a vida.
Entre as centenas de despedidas, uma em destaque é a do radialista Thiago Wesley Pereira, atual presidente do Clube de Imprensa de Dourados. Ele é vizinho de Maroly Maria de Melo e de sua família. “Infelizmente perdemos uma vizinha abençoada e guerreira. Uma mulher admirável. Nossos sentimentos ao seu Firmino, Sayane, Saula e Sanna e aos demais familiares”, escreveu.
O presidente do Clube de Imprensa aproveitou a sua mensagem de despedida à Maroly para fazer um alerta. “Para você que ainda está acreditando que esse coronavírus é uma gripe e logo passa, volte para a realidade. Hoje mais uma família e amigos choram a perda de uma pessoa que ainda tinha muito o que viver, perdemos uma vizinha maravilhosa e muito querida”, disse emocionado o comunicador. “Não espere para acontecer com você ou quem é próximo para se cuidar”.