MPMS fortalece diálogo com comunidades quilombolas em Nioaque

O Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (NUPIER) do MPMS realizou, na última sexta-feira (17), uma visita às comunidades quilombolas da região de Nioaque. A ação, coordenada pelo promotor de Justiça e Coordenador-Adjunto do NUPIER, Douglas Silva Teixeira, teve como objetivo fortalecer o diálogo com os moradores, conhecer a realidade local, identificar demandas emergenciais e reforçar o compromisso do MPMS com a promoção da igualdade racial e a proteção dos direitos dessas populações.

Por meio de articulação com lideranças locais, a equipe esteve presente nas comunidades quilombolas das famílias Cardoso, Bulhões, Araújo e Ribeiro, e Martins da Conceição. O dia foi encerrado com uma reunião de trabalho para discutir as atribuições do MPMS e levantar as principais necessidades das localidades. A iniciativa faz parte do planejamento do NUPIER, que pretende visitar as 22 comunidades quilombolas do estado de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, o coordenador-Adjunto do NUPIER, Douglas Silva Teixeira, destacou a importância da preservação das tradições culturais quilombolas, reforçando o papel do MPMS na proteção de direitos fundamentais. “Reconhecer e valorizar a riqueza cultural dessas comunidades é essencial para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Nosso compromisso é atuar de forma proativa, garantindo que os direitos dessas populações sejam respeitados e efetivados”, afirmou.

A visita contou também com a participação dos promotores de Justiça Marcos André Santana Cardoso, membro colaborador do NUPIER, e Mariana Sleiman Gomes, titular da comarca de Nioaque, além da equipe do Núcleo, composta pela assessora jurídica Thallyta Barbeta e pela psicóloga Joyse Cabreira de Sousa. (Texto: Ana Carolina Vasques)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *