MS define seis candidatos a governador e 10 ao Senado
De Campo Grande (MS)
Mato Grosso do Sul definiu, no domingo (5), com a última convenção realizada pelo PSOL, os seis candidatos que disputarão a vaga de governador e 10 candidatos às duas vagas para o Senado Federal. Entretanto, mudanças podem ser realizadas até dia 15 de agosto, quando se encerra definitivamente o prazo de registro de candidaturas, conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
As convenções realizadas em Campo Grande definiram como do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o governador Reinaldo Azambuja para a reeleição e o ex-prefeito de Dourados, Murilo Zauith, do Democratas (DEM) para vice-governador e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB confirmou a senadora Simone Tebet com candidata a governadora e, para surpresa dos meios políticos, indicou e aprovou o nome do procurador de Justiça licenciado, Sérgio Fernando Harfouche, do Partido Social Cristão (PSC), como candidato a vice-governador.
Como candidatos ao Senado Federal, o PSDB indicou o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad e o ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Marcelo Migliolli; o MDB indicou apenas um candidato, o senador Waldemir Moka à reeleição.
Os outros homologados ao governo estadual são o engenheiro Marcelo Bluma, do Partido Verde (PV), em coligação com o Rede, que indicou a candidata a vice-governadora, a professora Ana Maria Bernardelli e o Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que aprovou Mario Cesar Fonseca como candidato ao Senado Federal e o ex-vice-prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze (Psol), com Diná Freitas indicada candidata a vice-governadora e o cacique Anizio Guató, candidato ao Senado Federal.
No mês passado, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), homologou o nome do juiz federal aposentado Odilon de Oliveira como candidato a governador e, em reunião realizada na noite de sábado com o Partido Republicano Brasileiro (PRB), aprovou o nome do bispo evangélico de Dourados, Marcos Antonio Camargo Vitor, da Igreja Sara Nossa Terra, para candidato a vice-governador. O candidato a senador do Podemos é Humberto Figueiró, do Podemos, e concorrendo à reeleição, em aliança com o partido, o senador Pedro Chaves dos Santos Filho (PRB).
O Partido do dos Trabalhadores (PT), homologou como candidato a governador o ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci, que tem como candidata a vice, a advogada e professora Luciene da Silva e Silva, de Três Lagoas e indicou o deputado federal José Orcírio Miranda dos Santos – Zeca do PT, como candidato ao Senado Federal. Zeca, entretanto, depende de recurso, pois teve seu nome indeferido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), por responder a processo por improbidade administrativa.
Com anunciado apoio à reeleição do governador Reinaldo Azambuja, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) indicou o ex-diretor do Ibama, Dorival Betini, candidato ao Senado Federal e o outra candidatura anunciada para concorrer ao Senado na coligação com o PSDB é Soraia Thronicke (PSL).