MT vai pedir ao Ministério da Saúde diminuir envio de doses de vacinas para o Estado
Durante a vistoria da obra no Hospital Central, junto com o governador Mauro Mendes,o secretário estadual da Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo (foto), falou mais uma vez sobre a quantidade de estoque das doses contra a covid-19. Segundo o secretário, a qualquer momento a Secretaria pode e deve notificar o Ministério da Saúde para que diminua o envio de doses para MT, já que o número de negacionista, que não se vacinaram, faz aumentar o número de doses estocadas.
Ainda segundo o secretário, o maior problema sobre o estoque da vacina, é com o imunizante Pifzer, que foi liberada para às crianças de 5 a 11 anos. É que este imunizante tem orientação para ser armazenado em -80ºC e nem todos os municípios tem essa capacidade para conseguir sua estocagem.
Questionado sobre existe a possibilidade de perder a vacina devido a validade, Gilberto afirma que a Secretaria de Saúde tem uma estratégia para evitar as perdas. Atualmente, segundo levantamento de dados, cerca de 1 milhão de doses contra a covid-19 ainda estão armazenadas no MT. (Fonte: JBnews)