DESTAQUEINCLUSÃO

Mulheres em campo: Curso une Vicentina e Caarapó para fortalecer empoderamento e geração de renda

Programa capacita mulheres, que realizaram feira no assentamento – Fotos: Renato Vessani e divulgação/Mulheres em Campo

Os municípios de Vicentina e Caarapó estão cada vez mais integrados , com as gestões administrativas promovendo aproximação para beneficiar as pessoas. Neste mês de março, por exemplo, as prefeituras se uniram para restaurar uma ponte próxima da divisa dos dois municípios, bem como participaram juntas de um curso destinado às mulheres do Assentamento Nossa Senhora do Carmo. Os vereadores e vereadoras também estão juntas na luta pela pavimentação da rodovia que liga os dois municípios.

Para celebrar o 8 de março, foi realizada no Assentamento Nossa Senhora do Carmo uma feira com produtos feitos a partir do programa “Mulheres em Campo”. O curso, que teve como instrutora Eionyr Barbosa, é realizado pelo Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e capacitou moradoras para a confecção de produtos variados, a maioria utilizando matéria-prima local.

Conforme Maria Solange Lima da Silva, presidente da Associação do Assentamento Nossa Senhora do Carmo, comemorou o sucesso do evento, que contou inclusive com a presença da professora Lurdes, de Caarapó, e do prefeito Cléber, de Vicentina, além do vice Eduardo Oncinha e das vereadoras Lurdinha e Jacira e ainda o vereador Daniel Hilário. O vereador caaraponse, Moacir Balateli, também prestigiou o evento.

Mulheres em Campo – O programa do Senar destaca a determinação feminina, que com competência e capacidade de superação, consegue fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo com sensibilidade. Essas são algumas das características que impulsionam as mulheres a ocuparem, cada vez mais, novos espaços, no campo e na cidade.

Com foco e dedicação, as mulheres superam desafios para aproveitar as oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Mas no meio rural, ainda precisam de acesso ao conhecimento para contribuir mais com o sucesso das propriedades.

Conforme o Senar, o programa Mulheres em Campo foi criado para despertar o interesse pela gestão e, assim, ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais. O programa desenvolve competências de empreendedorismo e gestão, orienta na descoberta do potencial de cada participante e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *