Na busca da Saúde sem filas: Ação da Prefeitura coloca Vicentina na era da telemedicina
Perseguir a meta de zerar a fila de espera por consultas de especialidades médicas é um dos objetivos da nova gestão pública de Vicentina. Na semana passada, a Prefeitura inaugurou um novo serviço que pode contribuir diretamente para a consecução deste objetivo. É a telemedicina, que é o uso da tecnologia digital para unir médico e paciente em consultas online (em temo real). A primeira paciente em consulta (foto em destaque) foi comemorada pela secretária de Saúde, Ludelça Dorneles Ledesma e sua equipe de trabalho.
Agora, a população de Vicentina tem acesso a uma plataforma de telesaúde, uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) e a secretaria estadual de Saúde.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Saúde, Vicentina é o único município do Estado a receber vagas para todas as especialidades. Ao todo, são 409 consultas em todas especialidades, conquista que vai garantir atendimento rápido e sem precisar sair da cidade.
Ao comentar sobre o estabelecimento de mais esta parceria, o prefeito Cléber Dias da Silva, disse que é mais um passo na política de atenção às pessoas. “É mais acesso à saúde, com mais cuidado e filas zeradas para consultas com especialistas”, afirma Cléber.
Ao destacar a ação inovadora da telemedicina, Cléber aproveitou também para pedir compreensão da população neste começo de gestão. “Os problemas são muitos e estamos buscando soluções para melhorar a saúde de nosso município, enfrentando também situações desafiadores em outras áreas”, observou o prefeito.
Telemedicina – A telemedicina é a prática de utilizar tecnologias digitais para fornecer cuidados médicos a distância. Ela permite consultas e diagnósticos por meio de plataformas online, melhorando o acesso à saúde e otimizando o tempo de pacientes e profissionais.