DESTAQUEINCLUSÃO

Natal compartilhado: MPMS entrega presentes a mais de 5 mil crianças do Estado

Há dez anos a magia toma conta do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, com a campanha “Compartilhe o Natal”. A equipe do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça dos Direitos Constitucionais do Cidadão, dos Direitos Humanos e das Pessoas com Deficiência, em atuação conjunta com a equipe do Voluntariado da Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público, e a equipe da 17ª Promotoria de Justiça de Dourados, construiu parcerias para conseguir adquirir presentes de Natal, iluminando assim o período das festas de milhares de crianças, adolescentes e adultos de diversas instituições em todo o Estado.

O resultado desta grande mobilização foi a entrega de 5.649 mil presentes para crianças, adolescentes e adultos com deficiência ou em situação de vulnerabilidade regularmente matriculados ou acolhidos em instituições das cidades de Campo Grande, Dourados, Água Clara, Paranaíba, Porto Murtinho, Costa Rica, Ribas do Rio Pardo, Nova Andradina, Deodápolis e Itaporã.

A campanha foi oficialmente lançada em novembro, em uma grande celebração realizada na sede do MPMS, e encerrada na terça-feira (17), com a entrega de presentes na Associação Juliano Varela, na capital.

Neste ano, 46 empresas, instituições e órgãos foram parceiros do MPMS e contribuíram com a arrecadação dos presentes.

“A sensação é de dever cumprido. A ‘Compartilhe o Natal’ é uma campanha que começa a ser pensada com antecedência, no mês de agosto. É um convite para abrir nossos corações e estender nossas mãos em direção ao próximo, transformando vidas com um simples gesto de generosidade”, considera a promotora de Justiça do Núcleo da Cidadania, Clarissa Carlotto Torres, coordenadora da campanha, que agradeceu o empenho de todos os membros do MPMS e parceiros que se mobilizaram em para fazer a ação acontecer.

Entregas na Capital

Na capital, foram mais 2.849 de presentes entregues. O cronograma de entregas de presentes da campanha na Capital teve início no dia 9 de dezembro, no Lar do Pequeno Assis, que desenvolve ações sociais voltadas a 110 crianças, adolescentes e seus familiares. Também foram contemplados o ISMAC, o Cotolengo, as Irmãs Franciscanas de São José, a AMA, a Associação Fazer o Bem Faz Bem, a Pestalozzi e, por último, a Associação Juliano Varela, em uma cerimônia que contou com a participação da Liga do Bem, parceira de dez anos da campanha, e uma apresentação da Banda Down Rítmica, formada por músicos atendidos pela instituição.

“Ter a oportunidade de participar das entregas é revigorante. Um momento em que partilhamos da alegria das crianças e receber os presentes e todos renovamos os valores de fraternidade, dos direitos humanos e da capacidade de cada um de transformação social”, conta o Procurador de Justiça e Coordenador do CAODH, Francisco Neves Junior.

Entregas em Dourados e região

Como nos anos anteriores, a campanha na grande Dourados também atingiu resultados grandiosos. No município, a ação foi coordenada pelo promotor de Justiça Ricardo Rotunno. Foram 2.500 presentes entregues, até o momento, em oito instituições de Deodápolis, Nova Andradina e Itaporã. A expectativa é de que mais brinquedos sejam arrecadados. A campanha contou, ainda, com os Promotores de Justiça Anthony Allison Brandão dos Santos, William Marra Silva Junior e Radamés de Almeida Domingos, de Itaporã.

Foram contempladas a AAGD (Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Grande Dourados), APAE – Dourados, APAE- Nova Andradina, APAE- Deodápolis, CEIA – DOM ALBERTO, Associação Familiar Cristã, Educandário Espírita – Allan Kardec e Casa Criança Feliz de Dourados.

As empresas parceiras que abraçaram a campanha e tornaram possível ao MPMS levar alegria para crianças da região de Dourados e região foram: Sicredi Centro Sul; Coopeativa de Crédito, Poupança e Investimento do Centro Sul e Bahia Sicredi; Ciarama Máquinas; Ciarama Insumos; Ciarama Agropecuária; São Bento Incorporadora; Fiat GranDourados; Pax Primavera; Cropfield do Brasil; SS texturas e revestimentos; Kagiva e Havan.

“Mais do que doar presentes, o projeto conseguiu compartilhar amor, cuidado e o espírito natalino, mostrando que juntos fazer a diferença e transformar vidas. Que este gesto inspire ainda mais ações de generosidade e acolhimento em nossa sociedade”, conclui o promotor de Justiça Ricardo Rotunno. (Por Zana Zaidan)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *