DESTAQUEGERAL

Necropapiloscopia: Peritos destacam eficácia de técnica na identificação das vítimas de acidente aéreo no MS

O Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses Papiloscopistas de MS (SINPAP/MS) destacou esta semana o esforço da categoria em garantir identificar rápida às vítimas do grave acidente aéreo em Aquidauana em que matou todos os ocupantes de um avião de pequeno porte.
O sindicato emitiu nota oficial informando que duas das vítimas do acidente aéreo ocorrido em 23 de setembro, em Aquidauana, foram identificadas exclusivamente ela necropapiloscopia, conduzida pelos peritos papiloscopistas da Polícia Civil.
A primeira vítima, o fotógrafo Rubens Crispim Junior foi identificado em apenas 18 horas após o início das técnicas e uso dos reagentes necessários para as condições apresentadas. Já a segunda, p arquiteto chinês Kongjian Yua, de nacionalidade chinesa, foi identificada no dia 29 de setembro, oito horas após a requisição dos trabalhos dos peritos papiloscopistas, especialistas em Identificação de Vítimas de Desastres (DVI).
Conforme a representação da categoria, no caso do arquiteto chinês, mesmo em estado carbonizado, com o uso de técnicas avançadas de regeneração e hidratação, as digitais coletadas tiveram confronto positivo junto à Interpol (polícia internacional) o FBI (polícia federal americana), a partir do material enviado pelos peritos papiloscopistas de MS.
O Sinpap/MS ressalta que a necropapiloscopia é para os peritos papiloscopistas, um método prioritário e altamente eficaz, com protocolos que visam respostas em até 24 a 36 horas, oferecendo rapidez, confiabilidade e dignidade às famílias.
O sindicato faz uma menção especial de agradecimento à delegada da DRACCO, Ana Cláudia Medina, pelo empenho em garantir a realização dos exames necroapiloscópicos, especialmente na segunda vítima, até então inacessível para os peritos papiloscopistas, reforçando que a perícia necropapiloscópica foi determinante em ambas as identificações. “Sinpap/MS – Pela ciência, pela verdade, e pelas famílias”, finaliza a nota.
Deputados reconhecem – O sindicato da categoria também destaca o reconhecimento da Assembléia Legislativa de MS, que na sessão de terça-feira (30), deputados estaduais aprovaram moção aos peritos papiloscopistas pelo empenho na identificação do acidente em Aquidauana e que teve repercussão nacional e internacional.
 O reconhecimento foi proposto pelo deputado delegado Pedro Caravina e aprovado pelos demais parlamentares da Casa de Leis. Caravina ressaltou a relevância do método da necropapiloscopia, reconhecido internacionalmente e baseado em protocolos da Interpol e nas técnicas de DVI. Foram mencionados os peritos Orivaldo Mendonça Junior e Gisélia Subtil, que se deslocaram a Aquidauana por serem especialistas no procedimento, atuando com as peritas Érica Gehre e Leandra Gomes. Em Campo Grande, o laudo foi concluído com participação dos peritos Anselmo Luiz e Paulo Lins, permitindo a identificação rápida de duas das quatro vítimas fatais pelo necropapiloscopia, enquanto as outras duas foi por coleta de DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *