No caminho das Letras, Jardim recebe palestra “A insustentável leveza do tempo”
A cidade de Jardim, no Mato Grosso do Sul, sedia nesta quarta-feira, dia 25, a partir das 19h30m, a palestra da professora Rita de Cássia Pacheco Limberti, intitulada “A insustentável leveza do tempo: semiose e substância de uma abstração”. O evento acontece no auditório da Universidade Estadual de MS (Uems) e trata do conceito de “tempo” cristalizado pela cultura e no discurso, por meio de suas formas de representação.
Conforme o professor Anailton Gama, do campi local da Uems, a palestra toma como ponto de partida a expressão da arte, mais especificamente a performance ““Doing time”“, do artista taiwanês Tehching Hsieh: o sentido do “tempo” é subvertido, questionado, refletido, perdido…
Na palestra, a professora Rita vai abordar conceitos que vão da semiótica à psicanálise, da filosofia à análise de discurso, a percepção de “tempo” , quer seja no sentido cronológico, psicológico, narrativo, histórico, etc, se desconstrói… “É uma abordagem densa, instigante e curiosa! “Durante a palestra, nem se vê o tempo passar”, descreve Anailton.
O evento é gratuito, com certificado.