No mês da consciência negra, Unegro reforça luta pela igualdade

Luzia Nascimento durante abertura da Semana da Consciência Negra do ano passado

O mês de novembro é um marco na luta contra a discriminação racial no Brasil, porque reverencia a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, morto no dia 20 de novembro de 1.695. Ele se destacou na luta contra a escravização do povo negro bem antes da chamada abolição  dos escravos, ocorrida em 1.888. “O tempo passou mas, infelizmente, grande parcela da população negra vive em condições sub-humanas, quase que semelhantes ao perído escravocrata”. afirma Luizia Aparecida do Nascimento, presidente da União de Negro e Negras pela Igualdade (Unegro), de Rondoópolis.

Luzia defende um envolvimento das pessoas que se afirmam como conscientes e cidadãs na luta pela igualdade racial, uma vez que todos os indicadores sociais ainda mostram uma triste realidade em relação aos homens e mulheres negras. O mapa da desiguladade mostra que os negros e pardos representam 54% da população brasileira, mas sua participação no grupo dos 10% mais pobres é muito maior, mais de 75%. “Essa desigualdade só será diminiuída quando o negro tiver, de fato,  mais oportunidades de acesso a educação e ao trabalho, bases da dignidade humana”, pondera a presidente.
LUTA EM RONDONÓPOLIS
A presidente da Unegro Pantanal Rondonópolis  destaca a programação da Semana da Consciência Negra em Rondonópolis, que neste ano será de 18 a 25 de novembro e será coordenado pela Prefeitura por intermédio da Secretaria de Cultura. Além das atividades nesse período, a luta pela igualdade marca ainda dois eventos importantes. Neste dia 10 acontece o encontro regional de mulheres negras, a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Educação, sendo que no período de 26 a 30 ocorre um curso de formação étnico racial, também na Educação.
No dia 20, as atividades principais da Semana da Consciência Negra de Rondonópolis serão o encontro de religiões de matrizes africanas, a partir das 7h; 18h, missa afro na igreja do bairro Padre Rodolfo; e às 20h, concurso da Beleza Negra, na Vila Operária.
No dia 23 a Unegro está programando a vinda do secretário nacional da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Juvenal Araújo. A agenda marca café da manhã com ativistas do movimento negro, roda de conversa, visitas ao prefeito, vice, vereadores e lideranças e contato com a imprensa. No período da noite, a direção da Unegro programa evento social para homenagear o secretário nacional e personalidades locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *