“Ônibus da Saúde”: Parceria da Cassems viabiliza exames de mamografia gratuitos
A Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), em parceria com o Bioparque do Pantanal, ofereceu 40 vagas para exames de mamografia gratuitos em uma ação de prevenção alusiva ao Outubro Rosa, neste fim de semana. Com a soma de esforços, a paisagem bonita do complexo de água doce tornou-se cenário para o trabalho de prevenção em saúde.
Para o médico oncologista e coordenador do programa de prevenção “Ônibus da Saúde”, Fabrício Colacino, a unidade móvel no Bioparque do Pantanal faz diferença para a prevenção. “Quando o diagnóstico é precoce, o tratamento é muito mais tranquilo. No mês do ‘Outubro Rosa’, temos a missão de levar informação e conscientização sobre o câncer de mama. A prevenção é sempre o melhor caminho!”.
Elisa Velaz tem 42 anos e explica que é a primeira vez que realiza o exame. “Eu fui orientada no posto de saúde que já estava na idade para realizar o exame preventivo do câncer de mama e, então, busquei o ‘Ônibus da Saúde’. Para mim, é de extrema importância saber que não possuo nenhuma doença e cuidar de mim mesma, espero que outras mulheres tenham essa mesma iniciativa”.
De acordo com Vanessa Silva, o atendimento na estrutura móvel da Cassems é humanizado e o exame é seguro. “Estou fazendo a mamografia porque, na minha família, há um quadro de câncer. Perdi a minha avó há 11 meses para essa doença e agora estou fazendo a minha parte, me cuidando”.
Quem também fez o exame de mamografia pela primeira vez foi Rosângela Maria, que participou da ação do “Ônibus da Saúde”. “Sempre acompanho pela mídia os profissionais de saúde falando sobre o câncer de mama, mas deixava para depois. Então, agora, resolvi ter esse cuidado comigo mesma, é importante que todas as mulheres façam, para terem um diagnóstico precoce”.
Câncer de mama – O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais incidente em mulheres e de acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2022, Mato Grosso do Sul tem uma taxa estimada de 50,69 casos da doença para cada 100 mil mulheres.
O diagnóstico precoce, obtido por meio da mamografia, é hoje a principal forma de rastrear o problema de saúde e sua realização é indicada pelo menos uma vez a cada dois anos, para mulheres acima de 40 anos.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. (Da assessoria)