Orgulho de Jateí, Parque da Fogueira é único no MS

Corpo de Bombeiros e prefeito vistoriam montagem da maior fogueira do Brasil em Jateí. Festa da Fogueira se tornou um dos principais eventos do Estado de MS – Fotos: Robinho do Carmo e Lucas Moura

Jateí tem um centro de eventos considerado modelo e preparado para receber as mais diferentes programações. É o Parque da Fogueira, um espaço multiuso que é cartão postal da cidade e motivo de orgulho da população local, que faz questão de apresentar a obra aos visitantes e turistas.

Edificado em uma área nobre de cem mil metros quadrados, o Parque da Fogueira de Jateí tem cerca de vinte mil metros de área construída, incluindo uma imensa cobertura fixa para abrigar palcos e ainda dois salões de festas. O centro de eventos tem ainda arena de rodeio, pista de laço e arquibancadas para acomodação do público.

As dimensões do Parque da Fogueira em Jateí remetem a do Parque do Peão de Barretos, em São Paulo, pela grandiosidade e estrutura montada em seu interior. A diferença é que o espaço paulista é particular e o parque jateiense é público, um patrimônio de sua população.

O Parque da Fogueira de Jateí é todo cercado, com uma entrada imponente que remete ao visitante a grandiosidade do espaço de eventos. O local foi criado para sediar a Festa da Fogueira – principal evento do município – e foi inaugurado no ano de 2007. Além da festa, o parque é referência para outros eventos no município, que vão de quermesse a exposição de carros antigos.

No próximo final de semana ( 1 a 3) será realizada a quadragésima quinta edição da Festa da Fogueira de Jateí e a expectativa é de que o Parque receba mais de 100 mil pessoas em suas instalações. Em seu interior também foi erguida a maior fogueira do Brasil, com 65 metros de altura, utilizando madeira de reflorestamento e dentro da normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

A Festa da Fogueira de Jateí celebra também o padroeiro do município, que é São Pedro, sendo que a montagem do artefato símbolo do evento começou ser erguido em 1.977 com seis metros de altura e, desde então, Jateí tem mantido o desafio de sua edificação cada vez mais alta. O município está no livro dos recordes (Guinnes Book), como a maior fogueira do Brasil e do mundo.

Prefeito realizado – A concepção do Parque da Fogueira partiu do atual prefeito Eraldo Jorge Leite, que tomou forma na sua terceiro mandato (2005/2008). Ao verificar que a Festa da Fogueira ganhava uma proporção maior a cada edição, o prefeito decidiu antecipar o futuro e começou a pensar num local amplo para receber as dezenas de milhares de pessoas que visitam Jateí nesta época do ano.

Determinado em implantar um centro de eventos no município, o gestor foi atrás de recursos dos governos estadual e federal, além de investimentos próprios do município, para materializar em realidade um sonho de sua população. Em entrevista à imprensa, Eraldo disse que a construção do Parque é motivo de muita satisfação, pois ele se tornou uma grande referência para toda população local.

“É um sentimento de realização, porque ver o parque pronto é motivo de orgulho não só para mim, mas também da população e isso a gente pode ver no semblante e nos depoimentos que recebemos com a edificação desta obra”,  relata o prefeito. “O Parque da Fogueira é orgulho jateiense e patrimônio de seu povo”, atesta Eraldo.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *