Parcerias em Jateí garantem ações e prevenção de crimes contra idosos e mulheres
Estabelecer relações para a efetividade na execução dos principais serviços públicos é uma prática permanente da Prefeitura de Jateí. Uma das parcerias estratégicas da gestão municipal é com o setor de segurança pública onde, além do sistema local de videomonitoramento por câmeras, existe uma sólido trabalho conjunto com os integrantes das forças de segurança do município.
Uma das mais recentes atividades desta parceria é a ação da Secretaria de Assistência Social com a Polícia Civil, levando orientação e dicas de prevenção de crimes contra idosos do município, fortalecendo ainda mais as relações de cooperação mútua entre e os governos estadual e municipal.
Nesta semana estão sendo realizadas palestras direcionadas às pessoas idosas da sede do município e também do distrito e do Assentamento Nova Esperança, sobre os direitos e os principais crimes aplicados contra os idosos. A palestra foi ministrada pelo delegado de polícia Bruno Carlos.
A palestra do delegado Bruno foi no âmbito da Operação Virtude, que visa a combater a violência contra as pessoas idosas no Brasil, uma ação do Ministério da Justiça e Segurança Púbica, do governo federal, em parceria com todos os estados.
Durante a palestra, as pessoas idosas foram orientadas principalmente sobre a prevenção contra os crimes virtuais e digitais. De acordo com as estatísticas locais, são os que mais afetam o público da melhor idade, além de orientações de como proceder caso ocorra o delito.
Bruno Carlos destacou também que, em caso de dúvidas, denúncias e demais situações, a Delegacia de Polícia de Jateí está à disposição para atendimento. Também foi repassado o telefone da Delegacia, o telefone funcional e o Disque 100, canal de monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos.
Sala Lilás – Além da ação de prevenção aos crimes contra a pessoa idosa, outra parceria importante em Jateí com os organismos de segurança é em relação a defesa da mulher. No próximo dia 8 de novembro, o município e o estado entregam a “Sala Lilás”, que vai funcionar nas dependências da Delegacia de Polícia Civil. Este importante serviço público será mais um grande instrumento de proteção e defesa dos direitos das mulheres jateienses, contra a violência doméstica e outros crimes.