Perda na comunicação de MS: Câncer mata Cícero Faria, jornalista histórico de Dourados
Morreu na tarde deste sábado (13), aos 69 anos, no Hospital da Vida (HV), de Dourados, vítima de câncer, o jornalista Cícero Lima Faria (foto). Ele estava internado desde o começo da noite desta sexta-feira (12) no HV depois de permanecer por mais de um mês no Hospital Universitário da UFGD.
Um dos jornalistas mais respeitados da imprensa sul-mato-grossense, Cícero Faria nasceu em Campo Grande e morava em Dourados há 48 anos, onde atuou como correspondente dos jornais Folha de Londrina, do Paraná, Correio do Estado, de Campo Grande, e o Estado de S. Paulo (o Estadão), de São Paulo.
Idealizador e primeiro presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran), criado em 9 de dezembro de 1.989, o jornalista também foi sício-fundador do CID, o Clube de Imprensa de Dourados, entidade que também presidiu.
Cícero Faria chegou em Dourados em janeiro de 1976 para trabalhar no jornal Folha de Dourados e nesse período trabalhou ainda no Jornal da Praça, Rádio Clube, Folha de Londrina, O Progresso e Grande FM, onde comandava o quadro FM Rural todas as manhãs e como comentarista do Espaço Aberto.
Chefiou assessorias de imprensa da Prefeitura de Dourados (durante a administração do prefeito Humberto Teixeira), da Câmara Municipal (na gestão do vereador Humberto Teixeira Junior) e de entidades da sociedade civil, como a Aced (Associação Comercial de Dourados) e do Sindicato Rural
Foi casado com Adilis Morais, com quem teve três filhos (Phaena, Fernanda e Fábio) e se notabilizou como colunista no espaço ‘Informe C’, que manteve por longos anos nos jornais O Progresso e Diário do Povo, onde assinava a tirinha do ‘sapo Cururu’, que o caracterizava pelo sentimento de elevado humor. Também atuou como jornalista do jornal O Panorama.
O funeral de Cícero Faria acontecerá no salão da Loja Maçônica ‘Cinquentenário’, na rua Afonso Pena, 890, a partir das 21 horas, no Parque Alvorada.
Nota do Sindicato dos Jornalistas – “O Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados (Sinjorgran) comunica com pesar o falecimento do jornalista Cícero Faria, profissional do mais alto gabarito e primeiro presidente do Sinjorgran. Ao longo da sua trajetória em diversos veículos de comunicação, o jornalista Cicero Faria sempre primou pela ética, pela responsabilidade social, pelo bom senso, pela verdade, pela imparcialidade, pela coragem, pela integridade, pela dignidade, pelo respeito e pela fidelidade ao melhor jornalismo.
O Sinjorgran enaltece o papel do jornalista Cicero Faria não apenas na criação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais na Região da Grande Dourados, em 1989, um ano após a promulgação da Constituição Cidadã de 1988, com a aquisição da Carta Sindical que permitiu nossa criação, mas, sobretudo, pelo trabalho árduo em favor da consolidação do sindicato e, sobretudo, pelo fortalecimento do jornalismo no interior de Mato Grosso do Sul, pela defesa ao direito à informação e pela solidez do Estado Democrático de Direito.
Por fim, o Sinjorgran roga para que amigos e familiares do jornalista Cícero Faria recebam o afago do Deus Pai Todo Poderoso nesse momento de profunda dor e abra as portas do céu para nosso eterno presidente. Descanse em paz, guerreiro!!!
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS NA REGIÃO DA GRANDE DOURADOS”
(Por Clóvis de Oliveira, do Douranews)