Pesquisa Ipec no MS: Riedel tem 53% dos votos válidos; Capitão Contar, 47%
Na disputa pelo governo do Mato Grosso do Sul no segundo turno das eleições 2022, Eduardo Riedel (PSDB)tem 53% dos votos válidos, e Capitão Contar (PRTB), 47%, de acordo com pesquisa eleitoral Ipec encomendada pela TV Morena, divulgada neste sábado, 29.
Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição.
Votos válidos
- Eduardo Riedel (PSDB): 53%
- Capitão Contar (PRTB): 47%
Em uma pergunta estimulada, com os nomes apresentados em formato de lista aos entrevistados, Eduardo Riedel tem 48% e Capitão Contar aparece com 43%. As pessoas que não sabem são 4%, brancos e nulos somam 5%.
Votos totais (estimulada)
- Eduardo Riedel (PSDB): 48%
- Capitão Contar (PRTB): 43%
- Brancos e nulos: 5%
- Não sabem: 4%
Quando será o 2º turno das Eleições 2022?
Para os cargos de presidente e de governador, quando nenhum dos candidatos atinge 50% mais um dos votos válidos, a eleição vai para o segundo turno. Em 2022, a segunda etapa de votação é no dia 30 de outubro. Diferentemente de outros anos, para esta eleição, o fuso horário para a votação é um só em todo o país, o de Brasília, das 8h às 17h.
Quem não votou no 1º turno, pode votar no 2º?
O eleitor que não votou no primeiro turno das eleições de 2022 pode e deve votar no segundo turno. Segundo o TSE, cada turno é tratado como uma eleição independente pela Justiça Eleitoral. Isso significa que uma pessoa que não votou no primeiro turno não é proibida de ir às urnas no segundo, desde que seu título eleitoral esteja regular.
Quais cargos serão votados no 2º turno das eleições 2022?
O segundo turno é somente para cargos de governador e presidente, caso nenhum candidato atinja 50% mais um dos votos válidos. Para estado sem segundo turno, há votação somente para presidente.
Nas eleições de 2022, doze estados vão ter a definição em uma segunda etapa: São Paulo, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Alagoas, Amazonas, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Santa Catarina, e Rondônia. (Fonte: Exame)