Pós-covid: Jateí mantém pioneirismo no MS em tratamento contra as sequelas do vírus
O município de Jateí foi o primeiro do Estado e um dos únicos do país a implantar um atendimento especial para tratamento das sequelas deixadas pelo ataque viral da Covid-19 (SarsCov2). Implantado ainda em 2020, o município mantém o pioneirismo no MS no enfrentamento da síndrome pós-covid, que deixa consequências físicas, emocionais e até cardíacas.
Desde dezembro passado, um renomado fisioterapeuta presta atendimento na Clínica Municipal de Saúde com procedimentos de fisioterapia pulmonar aos pacientes impactados pela doença, além de buscar fortalecer a autoestima dos afetados com exercícios para recuperação do condicionamento físico e cardíaco.
De acordo com o fisioterapeuta Israel Moraes dos Santos, a reabilitação é para pacientes que desenvolveram a síndrome pós-covid com alterações cognitivas, como a falta de concentração, letargia, ansiedade e depressão. Ele explica que na parte cardiorrespiratória, por exemplo, há uma redução na capacidade aeróbica, enquanto na musco-esquelética há perda de massa muscular, ou seja, um descondicionamento físico do indivíduo. Essa situação leva a incapacidade funcional do organismo, como realizar caminhadas de curta e longa distâncias.