DESTAQUEINCLUSÃO

Posto de Identificação Amigo do Autista já atende demanda e recebe elogios

Vídeo:

Perita Maira acolhendo requerente atípico no Espaço de Identificação Amigo do Autista
Espaço adequado torna ambiente inclusivo para as pessoas autistas e facilita a emissão de identidade civil

Enxergar a pessoa autista e adequar o atendimento a ela e suas famílias ainda é um grande desafio. Para contemplar estes requerentes e essa procura que vem tendo um aumento exponencial, é necessária uma abordagem diferenciada. Nesse contexto, um espaço foi criado em Campo Grande para garantir que a pessoa autista tenha a carteira de identidade.  Com apenas um dia após sua inauguração oficial, o Posto de Identificação Amigo do Autista, localizado no Pátio Central Shopping, já demonstra sua importância para a comunidade atípica.

O espaço foi cuidadosamente projetado para oferecer um ambiente acolhedor e adaptado às necessidades da comunidade neurodivergente, garantindo que o processo de emissão do documento de identidade ocorra com tranquilidade e segurança. Nas redes sociais do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses Papiloscopistas de MS (SINPAP/MS), algumas imagens e vídeos mostram (com autorização dos pais), os requerentes crianças autistas completamente ambientadas na sala, interagindo de forma confortável com o espaço e usufruindo plenamente das suas funcionalidades.
O ambiente foi pensado para reduzir estímulos sensoriais que possam causar desconforto, além de contar com profissionais capacitados para oferecer um atendimento humanizado e especializado.  A iniciativa, inédita no Estado, recebeu ampla aceitação social e já coleciona centenas de elogios de familiares e especialistas na área.
Conforme a perita forense papiloscopista Maira Gasques Chaves Cappi, idealizadora da iniciativa, os pais de crianças
 autistas relatam a diferença positiva que o espaço faz no momento da identificação civil, um processo que, antes, poderia ser desafiador e estressante.
Conforme o SINPAP algumas famílias já começam a procurar por um sistema de agendamento específico para serem atendidos na referida sala.  Inclusive algumas ligaram no sindicato para saber qual o melhor caminho para isso.
A expectativa é que mais unidades como essa sejam implementadas em outros locais do Estado, garantindo que cada vez mais pessoas tenham acesso a um serviço digno e respeitoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *