Prefeitura de Campo Grande promove evento de inclusão
O mês de Setembro É marcado pelo dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, pensando nisso A Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência – CAPED da Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos – SDHU criou a campanha “Setembro Inclusivo” que acontece durante o mês de Setembro. Hoje, 21 de setembro, é o “Dia D” da campanha e será realizado na Praça Ary Coelho, com diversas atividades.
O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. A data foi oficializada através da Lei Federal nº 11.133, de 14 de julho de 2005.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e como forma de divulgar as lutas por inclusão social.
No Brasil, segundo o IBGE, 23,9% da população tem algum tipo de deficiência (algo em torno de 45,6 milhões de pessoas).
Atuando dentro da premissa da Coordenadoria de Apoio à Pessoa com Deficiência de promover a inclusão e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, buscando seu protagonismo e efetivando as políticas públicas é realizado o evento 21 de Setembro – Dia de Luta da Pessoa com Deficiência.
O evento contará com as parcerias das associações, entidades, empresas, instituições e secretarias que podem, de alguma forma, fortalecer a inclusão da Pessoa com Deficiência. O dia do evento será marcado pelo lançamento do aplicativo Todos no ônibus 2.0, que vai proporcionar melhoria na acessibilidade, tanto em locais específicos como no transporte público. Também será anunciada a intensificação na fiscalização das vagas de estacionamento reservadas às Pessoas com Deficiência.