Prefeitura de Dourados é parceria na realização da 5ª Tecnofam
Teve início na manhã de terça-feira (16/4) a 5ª edição da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar). Maior evento do Centro-Sul do Brasil para a agricultura familiar, a feira bianual é realizada pela Embrapa, com apoio da Prefeitura de Dourados, e acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, entre os dias 16 e 18 de abril, com entrada gratuita.
Ao todo, serão apresentadas mais de 70 tecnologias aos agricultores familiares, com mostras, oficinas de capacitação, palestras, seminários e painéis com discussões de temas de interesse nacional, podcast e uma programação específica para crianças, a Tecnofam Kids. tudo isso com foco na valorização da missão do produtor rural que é a produção de alimentos com qualidade, sustentabilidade e geração de renda.
“É uma alegria estar aqui na Tecnofam, a gente sabe o potencial desse evento e a força da nossa agricultura familiar de Dourados. A feira tem um viés importantíssimo, atua no desenvolvimento da agricultura na região e, também, nos objetivos de desenvolvimento sustentável, isso é muito interessante. A erradicação da pobreza, a paz e a prosperidade passam pela segurança jurídica e a paz no Campo”, ressalta o prefeito de Dourados, Alan Guedes.
O prefeito destaca ainda a parceria do município com a agricultura familiar no fornecimento da merenda escolar, garantindo alimentos frescos, saudáveis e com qualidade para os alunos da Rede Municipal de Ensino.
Além da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar), nesta edição participam o Imam (Instituto do Meio Ambiente de Dourados) e a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), que leva equipes do Núcleo de Imunização para vacinação contra a dengue para os douradenses que passarem pelo Parque de Exposições.
Na solenidade, o Prefeito Alan Guedes, o governador Eduardo Riedel, o chefe-geral da Embrapa, Harley Nonato de Oliveira e demais autoridades, renovaram o Pacto pela Inovação de Dourados, onde diversas entidades e organizações unem forças para fortalecer o ecossistema local de inovação.
Também foi assinado o acordo de cooperação técnica entre o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), com o objetivo de implantar Salas da Cidadania no município.
“A gente tem que dar competitividade ao segmento da Agricultura Familiar, que tem uma cadeia de produção diversificada,algo muito bom para o Estado. Então aqui na Tecnofam a Embrapa oferece um ambiente onde o conhecimento encontra a realidade do campo e os agricultores podem conhecer e compreender tudo o que a Embrapa tem feito para o desenvolvimento e a tecnologia no setor”, finaliza Eduardo Riedel.