Prefeitura leva projetos de agricultura urbana para terrenos baldios de Dourados
Modificar espaços antes abandonados e torná-los pontos de produção alimentícia é o direcionamento dos projetos de agricultura urbana, desenvolvido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Semaf (Secretaria Municipal de Agricultura Familiar).
Conforme o secretário de Agricultura Familiar, Junior Bittencourt, a proposta visa modificar terrenos baldios, no perímetro urbano de Dourados.
“Com as ações da agricultura urbana pretendemos levar a pontos que antes eram depósito de lixo, criadouros de mosquitos, ratos e demais transmissores de doença, o projeto para que passem a produzir alimentos sem agrotóxicos, hotifruiti e ramas de mandioca”, disse.
Interessados devem se cadastrar no projeto de produção urbana, diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura Familiar. Para o desenvolvimento das ações, a secretaria disponibilizará o acompanhamento de engenheiros agrônomos para os direcionamentos da produção e preparo do solo, além da orientação durante todo o período de cultivo.
Ainda conforme o secretário, nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Agricultura Familiar atende áreas na região norte da cidade, a pedido da prefeita Délia Razuk.
O projeto prevê que uma pequena parte da produção seja doada ao Programa Banco de Alimentos desenvolvido pela Semaf que hoje atende 22 instituições em Dourados, entre estas Lar Ebenézer, Lar do Idoso, Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), além de mais de 2 mil famílias assistidas pelos Cras (Centro de Referência da Assistência Social).
(Ascom PMD)