Prefeitura rompe parceria com o Detran e radares ficam suspensos em Dourados
Após uma onda de protestos que arranhou ainda mais a imagem do prefeito Alan Guedes, a Prefeitura de Dourados decidiu por não ativar mais os radares de controle de velocidade na cidade, bem como os fotossensores nos semáforos. O município usou como pano de fundo um pedido de adiamento da ativação pelo Detran – prevista para dia 27 de julho – e anunciou que a segunda maior cidade do MS não vai usar os equipamentos de redução de velocidade.
O prefeito convocou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira (27) para falar que a parceria com o Detran não iria seguir em frente em relação aos radares. Na semana passada, no entanto, a narrativa do prefeito e da agência de trânsito era de que os radares salvariam vidas, posição defendida para rebater as críticas de quem atribuía o uso dos equipamentos para o município fazer a “indústria da multa”.
Na quinta-feira, o diretor presidente do Detran, Rudel Trindade, criticou as variações de velocidade nos equipamentos implantados em Dourados e sugeriu ao órgão que conversasse com a Prefeitura para padronizar tal situação. Na coletiva desta segunda -feira, o prefeito disse que ações educativas vão substituir os radares de controle de velocidade.