Preocupação com o vírus aumenta e MT já pensa em decretar bloqueio total no Estado
Em entrevista concedida pela internet, na manhã desta sexta-feira (8), o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, não descartou a possibilidade de o Governo adotar medidas mais rígidas para conter a propagação do novo coranavírus em Mato Grosso.
Uma dessas medida, segundo ele, seria o “lockdown”, ou seja, bloqueio total.
Trata-se do bloqueio total de entrada e saída do território e ainda a determinação de fechamento do comércio e de atividades consideradas não essenciais.
O “lockdown” visa ao distanciamento social, que as autoridades sanitárias e a Organização Mundial de Sade (OMS) consideram a única saída para conter a propagação da Covid-19.
Esse tipo de medida já foi adotada pelo Rio de Janeiro, Maranhão, Pará e Ceará, onde a rede hospitalar entrou em colapso.
“Seria uma negligência de qualquer gestor não pensar nisso. Nós temos várias interrogações. Vamos chegar nesse estágio? Nós vamos chegar em um momento que estará exaurida a nossa capacidade de atendimento hospitalar?”, afirmou Figueiredo.
E acrescentou: “Haverá um colapso do sistema onde não conseguimos mais atender as pessoas nas nossas Unidades de Terapia Intensiva? Essa pergunta existe, e temos obrigação de pensar nisso”.
Na entrevista, que foi feita pelo Facebook, o secretário lembrou que o Governo tem um comitê de situação, que estudará o aumento de casos em Mato Grosso semanalmente e quais medidas deverão ser tomadas.
(Diário de Cuiabá)