Presença negra no Casario fecha Mês da Consciência em Rondonópolis
Um desfile da beleza e da autoestima negra. Assim foi a tarde de domingo(25) no Calçadão do Casario, que teve diversas atividades relativas a Semana da Consciência Negra. Realizada pela União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), um grande público prestigiou o evento e reforçou a luta contra a discriminação que, infelizmente, que ainda é uma triste realidade no Estado e no país, conforme apontam os indicadores sociais e os números da economia e do mercado.
O “Território Negro” foi ocupado pelas mais diferentes manifestações da raça, com apresentação de capoeira, rap, vestimentas típicas e discursos de afirmação de um povo. O evento foi, também, um grito contra a intolerância religiosa, com a presença e apresentação dos representantes das religiões de matrizes africanas, como o candomblé e a umbanda.
O mês de novembro é um marco na luta contra a discriminação racial no Brasil, porque reverencia a morte do líder negro Zumbi dos Palmares, morto no dia 20 de novembro de 1.695. Ele se destacou na luta contra a escravização do povo negro bem antes da chamada abolição dos escravos, ocorrida em 1.888, o que mostra que a “libertação” não foi dada e sim conquistada na luta.. “O tempo passou mas, infelizmente, grande parcela da população negra vive em condições sub-humanas, quase que semelhantes ao período escravocrata”. afirma Luzia Aparecida do Nascimento, presidente Unegro de Rondonópolis.