Presente na Feira Literária de Bonito, projeto do IFMS ensina para incluir e revelar novas protagonistas

Professora Karina ladeada pelas estudantes Ana Júlia, Edilaine, Ana Laura e Maria Clara

Uma professora de português e literatura do campus de Dourados do Instituto Federal de MS (IFMS) está coordenando um projeto de fortalecimento das escritoras do Estado, revelando suas obras e sua importância. É o Escritoras MS, uma iniciativa da professora doutora Karina Vicelli, que pretende localizar e cadastrar as mulheres que escrevem em Mato Grosso do Sul, a fim de registrar as produções literárias e científicas que tenham sido publicadas em livro físico, e-book, teses, dissertações, artigos e revistas acadêmicas, com o intuito de contribuir para uma elaboração histórica mais inclusiva em relação ao gênero no estado.

O projeto surgiu da constatação da falta de visibilidade das obras literárias e científicas desenvolvidas por mulheres em MS. Parte do trabalho de pesquisa já realizado será mostrado na Feira Literária de Bonito (FLIB), que acontece de 5 a 9 de julho, por meio de estudantes mulheres que fazem parte do projeto. Além de serem mulheres, as integrantes do projeto também residem nas cidades do interior, fator para incluir a literatura nos contextos locais e ainda revelar novas escritoras para o mundo literário, por meio das pesquisas. “Além de evidenciar a produção feminina no MS, o objetivo é revelar novas protagonistas a partir do envolvimento das estudantes com este mundo encantador e de descobertas”, pontua Karina.

De acordo com a professora, o que se objetiva é dar visibilidade à escrita literária e científica feita por mulheres e estimular a leitura das obras que produziram. “Para tanto, as estudantes envolvidas nessa pesquisa, além de manterem as informações já coletadas e cadastradas na página www.escritorasms.tumblr, continuarão e procurar por mais escritoras, escreverão as biografias e bibliografias, indicarão onde localizar as obras dessas mulheres e além de disponibilizarem no website, divulgarão esses resultados. E intenta-se que, com o processo de pesquisa, as meninas se tornem, também, escritoras”, analisa Karina.

Pesquisadoras da escrita feminina no MS – O Projeto Escritoras MS é composto pelas seguintes estudantes do IFMS:

Ana Julia Souza é estudante do curso técnico para internet no IFMS – Campus Dourados. Atualmente mora em Fátima do Sul. Já fez parte de projetos ligados ao meio ambiente e filosofia. Seu interesse em pesquisa só aumenta, junto com a sua vontade de seguir na área de Tecnologia.

Edilaine Rodrigues Rocha é estudante do curso Técnico em informática para internet no IFMS. Atualmente mora no município de Jateí-MS. Sempre se interessou por participar de projetos e iniciativas voltadas à liderança, dentre elas a luta estudantil, sustentabilidade, combate à insegurança alimentar e literatura. É Vice-Presidente do Grêmio Estudantil “Comunicação e Resistência – CoRes” do IFMS – Campus Dourados. Faz parte do projeto “Escritoras MS: Um Percurso pela Escrita Feminina no Mato Grosso do Sul” desde sua criação, se interessou por participar do projeto a partir de sua paixão pela leitura e interesse em contribuir para o reconhecimento da produção feminina na sociedade.

Ana Laura Dias Garcia é estudante do curso Técnico em informática para internet no IFMS campus Dourados. Nascida e criada no interior, no município de Jateí MS. Faz parte do projeto Escritoras MS: um percurso pela escrita feminina no Mato Grosso do Sul.
Maria Clara é estudante do Curso Técnico de Informática para Internet do IFMS. A escrita e a literatura sempre fizeram parte de sua trajetória, e o projeto tornou-se um meio para que ela pudesse contribuir com a visibilidade da escrita feminina e de sua cultura.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *