Prestígio e admiração marcam relançamento de livro de Joabe, o poeta da superação
Uma noite agradável, onde o amor e a solidariedade permearam o ambiente do Roberto Restaurante, em Rondonópolis-MT. Assim foi o relançamento do livro “Rascunhos Fragmentados”, do poeta Joabe Tavares de Souza. Paraplégico, ele usa apenas um dedo do pé esquerdo para escrever suas poesias, que expressam sensibilidade e percepção crítica do mundo em que vivemos. Ele também descreve o amor e outros temas, sempre com a maestria gramatical digna dos grandes intelectuais.
Ao fazer uma saudação especial sobre Joabe na abertura da noite, o pastor e poeta Isaias Dias, não escondeu a satisfação de estar num ambiente único, onde homens e mulheres compareceram para celebrar a vida, a cultura e a aplaudir a superação de um ser humano extraordinário. “Joabe é uma pessoa de mente brilhante”, resumiu Isaías, para em seguida ler uma poesia de Joabe, recheada de sagacidade em palavras que soam como um grito por mais humanidade no mundo dos ditos humanos.
A noite cultural, que foi promovida pelo escritor e consultor cultural Hermélio Silva, teve ainda a boa música de Cleyton Fraumer, vocalista do grupo Bom Trio, e a performance de teatro “Chuva de Poesia”, com o professor Dheysiel. No discurso de Joabe, lido por Hermélio, ele agradeceu a presença de todas e de todas, relatando toda sua trajetória de vida. Com muita leveza, ele se resumiu como um “grande teimoso”, que desde o nascimento trava uma luta em favor da vida e da vivência.
Sua mãe, Maria Tavares, também usou o microfone para a agradecer o apoio e carinho dos presente para com seu filho. Ao lado da filha Ednéia, ela pediu mais vida e saúde para continuar cuidando e acompanhando avida de seu filho. “Gratidão eterna pela presença e apoio ao meu Joabe”, agradece dona Maria.
Os autógrafos foram substituídos por fotos ao lado do autor, em gestos de admiração e semblantes de satisfação de estar participando de um momento único.
Rascunhos Fragmentados é o terceiro livro de poesias de Joabe Tavares de Souza, que prepara novas publicações. O relançamento na sexta-feira foi para reforçar a obra, lançada durante a pandemia do ano passado. A renda da venda dos livros será usada para aprimorar sua locomoção com a aquisição de uma nova cadeira de rodas, além de outras despesas decorrentes das comorbidades que ele carrega.
“Agradeço especialmente ao Hermélio Silva pelo empenho na realização do evento, bem como todos e todas que indiretamente e diretamente contribuíram com essa ação, a minha imaginária reverência de fraterno e sincero agradecimento. O meu muito obrigado”, escreveu Joabe nas redes sociais.