Prevenção ao câncer é ação permanente da Prefeitura em Jateí
O município de Jateí é um dos exemplos no Estado e país quando o assunto é prevenção em saúde. No caso do câncer, feminino e masculino, o município se destaca no engajamento nas ações de combate a esta terrível doença e a Prefeitura tem programas permanentes de atenção aos jateienses.
No Outubro Rosa, mês dedicado ao combate e prevenção ao câncer de mama e do cólo uterino nas mulheres, o município deu mais uma demonstração de cuidado e prioridade às ações de saúde. Além de intensificar atividades na cidade, distrito e assentamento Nova Esperança, foi promovido também uma palestra no Centro Cultural par fechar o mês de prevenção e combate ao câncer.
Na oportunidade, a médica Maria Elydiane Saraiva Arrais de Lima abordou o tema de forma bastante didática, facilitando a compreensão do público, bem como seus métodos de prevenção. Especialista em ginecologista, obstetrícia e uroginecologia, Maria Elydiane falou sobre “Ações preventivas na Saúde da Mulher”, sendo muito aplaudida ao final de sua preleção.
Em nome do município, a primeira dama Maria Aparecida Neres Leite entregou uma lembrança de Jateí à médica especialista (foto em destaque), acompanhada da vice-prefeita Cileide Cabral de Brito e da secretária de Saúde, Christiane Cândido Pinheiro.
Atenção e prevenção – Na segunda quinzena do mês de agosto, o município recepcionou profissionais do Hospital de Amor de Barretos (filial de Nova Andradina), que vieram realizar exames preventivos nas mulheres jateienses. No total foram atendidas 280 mulheres de todo o município. Deste total, 222 mamografias foram realizadas nas dependências da carreta estacionada em frente da Clínica Municipal de Saúde.
A Prefeitura de Jateí, durante todo o mês de outubro, realizou ações e exames preventivos com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A secretária Christiane informa que neste ano de 2022 já foram realizados 355 exames preventivos, sendo 180 nas unidades básicas de saúde da sede do município, distrito e gleba Nova Esperança e mais 175 durante o atendimento da carreta do Hospital de Amor em Jateí. A Prefeitura informa também que várias mulheres foram encaminhadas à Nova Andradina para acompanhamento de mama e colo uterino.