Primeira vez em 70 anos, UFMS sedia maior evento científico da América Latina

Campus da universidade deve receber 15 mil pessoas

O campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande recebe cerca de 15 mil pessoas na próxima semana. A universidade sedia a 71ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), o maior evento científico da América Latina.

O evento é aberto ao público e ainda é possível se inscrever gratuitamente no site. Com o tema “Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento”, mais de 250 atividades estão na programação, incluindo conferências, palestras, rodas de conversa, encontros, oficinas e minicursos de todas as áreas do conhecimento. Entre elas estão realizações que abordam temáticas Afro e Indígena, Inovação e Educação, além da SBPC Jovem, que reúne exposição de pôsteres no Integra UFMS, Fetec-MS, Mostra de Ciências, Sessão de pôsteres SBPC, Avenida da Ciência e Caminhões da Ciência.

Entre os conferencistas estão o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações Marcos Pontes; o presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) Anderson Ribeiro Correia; o presidente do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) João Luiz Filgueiras de Azevedo; e o presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) Reinaldo Centoducatte, além de pesquisadores de instituições de educação, ciência e tecnologia de todo o Brasil.

Para a SBPC Jovem estão programadas exposições interativas, mostras de acervos de museus locais e nacionais e de atividades científicas, e, ainda, apresentações de pesquisas e projetos de extensão realizados por jovens cientistas. A SBPC contará também com a ExpoT&C, uma mostra de ciência e tecnologia que reúne centenas de expositores entre eles universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais, setor empresarial e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.

A sessão de pôsteres tradicional da SBPC trará apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos, experiências e/ou práticas de ensino-aprendizagem e a JNIC (Jornada Nacional de Iniciação Científica), que congrega alunos indicados e vencedores de mostras e prêmios científicos nacionais. Nesta edição de 2019 o MCTIC irá realizar na UFMS a Avenida da Ciência, um espaço onde estarão expostas de maneira acessível toda a produção científica de instituições vinculadas ao Ministério, como a Agência Espacial Brasileira, os centros de Pesquisas Físicas, de Tecnologia Mineral e de Tecnologia Eletrônica Avançada, entre outros.

Na SBPC Cultural haverá apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas artísticos e culturais e, encerrando o evento, será realizada mais uma edição do Dia da Família na Ciência, dedicado à integração entre cultura, ciência e recreação para crianças, jovens e seus familiares. Conheça a programação completa e o mapa das atividades.

Em 70 anos de existência, é a primeira vez que o Mato Grosso do Sul será palco do evento. A abertura da 71ª Reunião Anual da SBPC será realizada no dia 21 de julho, às 18h no Teatro Glauce Rocha.

(Assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *