Professor Lúcio Flávio, da Uems, aborda Direito da Paz em palestras na Europa
O professor universitário, doutor Lúcio Flávio Sunakozawa, do curso de Direito da Universidade Estadual de MS (Uems) está na Europa, ministrando palestras em eventos jurídicas em renomadas universidades de Portugal, Espanha e da França. Em suas palestras, o professor brasileiro tem enfocada principalmente o Direito da Paz, além da nova linha de integração continental, a partir da Rota Bioceânica, que vai ligar a América do Sul ao Pacífico.
A agenda de Lúcio Flávio foi iniciada em Lisboa, capital portuguesa, onde proferiu palestra na Universidade de Lisboa (foto em destaque), que é um dos berços do Direito brasileiro. Na universidade lusitana, o professor da Uems participou do Encontro de Direito Internacional Comparado.
Prosseguindo com seu roteiro pela Europa, o próximo destino do professor brasileiro foi na Espanha, na Facultade de Ciencias Xuridicas e Trabajo, em Vigo, região galega, na Espanha. Na faculdade espanhola, ele participou do II Foro Jurídico Ibero Brasileiro: Democracia e Direitos Fundamentais, com a palestra “Direito Fundamental da Paz e o projeto de desenvolvimento da Rota de Integração Latino-americana diante do estado da migração no Sul Global”.
A agenda do doutor Lúcio Flávio nas participações em eventos de universidades de Direito européias será encerrada na França, importante referência do Direito internacional. Em suas redes sociais, o professor tem mantida atualizada sua rotina na Europa, salientando principalmente a oportunidade de aprendizado e compartilhamento de conhecimentos para a liberdade e democracia no mundo.
“Gratidão a todos os meus ancestrais. Obrigado aos meus pais e todas as geracões que me precederam. Hoje estou a compreender melhor as dimensões que vocês pavimentaram para mim e aos que me acompanham nas minhas missões. Perdão por muitas vezes fazer juízos precipitados sobre coisas que julguei serem fora de propósitos. Propósitos e leveza no ar, constatei hoje aqui do outro lado do mundo, que é um direito que foi iniciado há muito tempo, fruto de muita sabedoria e experiencias, e para durar o tempo que for necessário para cumprimos a missão da melhor possível, de geração em geração. Gratidão a todas gerações passadas, presentes e futuras”, agradece Lúcio Flávio