Professora que venceu câncer, AVC e depressão lança livro dia 12 em Dourados
A professora Verônica Rivas Dias lança em Dourados no próximo dia 12 de julho o livro que discorre sobre sua Experiência de Quase Morte (EQM) e como ela superou a depressão. “O Caminho da Superação”, título da obra produzida pela professora terá noite de autógrafos no espaço Vento Pantaneiro. O lançamento em Dourados tem um significado especial, pois Verônica é nascida na cidade. O evento no dia 12, depois de todo o doloroso processo por qual passou, marca seu renascimento para a vida na sua terra natal.
O livro de Verônica relata sua trajetória de sofrimento com a depressão e seu enfrentamento, citando as ferramntas que usou para vencer essa doença silenciosa que está matando pessoas em todo o mundo, principalmente por meio do suicídio. Em função de seu espantoso avanço e falta de atenção à saúde mental, a depressão já é considerada a doença do século. Em MS, por exemplo, os casos mais recentes e de maior repercussão foram os suicídios de policiais militares, inclusive um oficial de alta patente. Outra profissão bastante afetada com a doença é o magistério, onde existem dados alarmantes sobre afastamentos do trabalho e até morte, nos casos mais graves.
O LIVRO
“O Caminho da Superação” é publicação que retrata a trajetória vencedora da menina pobre que saiu do interior e escolheu o magistério como base profissional e, no ápice da carreira, enfrentou a maior batalha: a luta pela vida. Verônica Rivas Dias entrou em crise existencial depois que já estava bem estabelecida na carreira. “Enfrentei momentos de depressão profunda, tive câncer de tireóide e AVC (Acidente Vascular Cerebral) hemorrágico provocado pelo rompimento de um aneurisma cerebral. Tudo aconteceu de forma sequencial. Acredito que esses acontecimentos servirão de inspiração e motivação para que outras pessoas que estejam enfrentando momentos difíceis de saúde, possam superar e transformar suas vidas”, pondera a autora.
A professora conta que escreveu o livro “O Caminho da Superação” para compartilhar sua trajetória de superação pessoal e profissional, que teria sido trágica se não tivesse tido imensa garra e fé para sobrepujar. “O objetivo maior desta obra é ajudar outras pessoas a refletirem sobre o sentido da vida, pois compreendi que a minha história poderá servir de inspiração e exemplo para que elas também transformem suas vidas, dando-lhes esperança de que a força para superarmos os momentos de dor, podem ser encontradas na mente”, diz a professora.
O endereço do Vento Pantaneiro, local onde será lançado o livro, é Rua Hilda Bergo Duarte, 702, no centro de Dourados. A solenidade delançamento ocorre a partir das 19h30m do dia 12 de julho.