Professoras universitárias da UFGD e UFMT lançam livro com temática indígena

 

Após um ano de intensas reflexões, trabalho árduo e colaboração de colegas professores pesquisadores de Universidades Públicas desse país, um novo projeto se apresenta para aqueles que se interessem pela temática indígena e pelos estudos do discurso. O livro Lentes discursivo semântico-interculturais: R(e)existência indígena, editado pela Pontes/ Campinas tem como organizadoras as professoras Sílvia Mara de Melo ( UFGD), Águeda Aparecida da Cruz Borges ( UFMT) e Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi (UFGD).

São dez capítulos reunidos em um livro que para o professor doutor Wilmar D’Angelis, linguista e indigenista da Unicamp ( que atua junto a comunidades indígenas, especialmente no Sul do país, há mais de 40 anos), “ é, também, um ato de (re)existência do pensamento crítico e, portanto, uma obra necessária e oportuna” nos dias atuais. O professor Wilmar assina o prefácio do livro.

Para D’Angelis, “vivemos um tempo no qual pensar criticamente é um ato subversivo, como essa prática é vista sempre onde há governos autoritários e fascistas. Pensar criticamente perturba a “paz” dos que exercem o poder do alto de sua ignorância. Pensar criticamente desestabiliza os que desejam que a realidade se reduza à narrativa falaciosa que construíram para si mesmos e para engodo dos desinformados”. Para o professor, a leitura deste livro permitirá ao leitor a compreensão cabal do que isso significa.

Ao recomendar a leitura, o linguista indigenista da Unicamp sugere ao leitor que este não é um livro que se leia de uma sentada. “Cada autor ou dupla de autores é um interlocutor particular, que conduz seu texto de modo singular, e que nos pede para acompanhá-lo(s), com espírito arguto, empregando um determinado aparato instrumental de análise que ele mesmo ‘desembrulha’ e coloca em funcionamento diante dos nossos olhos. Há muito o que aprender e, se o leitor possui um espírito sagaz, há muito o que perguntar e, então, buscar responder por si mesmo”.

Para as autoras, o volume temático só foi possível graças ao financiamento da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), através da Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFGD, num financiamento feito pelo Programa de Apoio a Pesquisa (PAP 2019, edital Propp n.º 14 de 29 de abril de 2019).

Para adquirir o livro, a pessoa interessada deve acessa o site da editora pontes (www.ponteseditores.com.br) e depois pessoalmente com as autoras nos lançamentos programados para 2020. Em Dourdos, a obra estará disponível em breve na Livraria Cia dos Livros. Haverá lançamentos, além de Dourados, em Cuiabá e Barra do Garças, locais que as autoras trabalham.

Autoras Organizadoras:

Águeda Aparecida da Cruz Borges: Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1997), mestrado e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas- Atualmente é professora Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso. Além de atuar na área de Linguística, com ênfase na Análise de Discurso, tem experiência em Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, e em Formação de professores alfabetizadores e ensino de Língua Portuguesa (2ª língua) para vários povos indígenas. A pesquisa converge para a constituição discursiva do espaço urbano frequentado por indígenas, particularmente os Xavantes, em Barra do Garças-MT. Atualmente se inscreve na linha de pesquisa: Língua e processos discursivos com o Projeto de pós-doutorado. Lidera os Projetos de pesquisa: Arte Discurso e Prática Pedagógica (CNPq) e participa como pesquisadora em: Cartografias da linguagem (UNEMAT/CNPq), Mulheres em Discurso (UNICAMP-IEL/CNPq). Ao longo da carreira vem participando de vários Projetos de Extensão e de Comissões técnico/científicas.

Sílvia Mara de Melo: Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Maringá, Doutora em Linguística pela Unesp de Araraquara, atua como professora associada na Faculdade de Comunicação, Artes e Letras na Universidade Federal da Grande Dourados, UFGD, e também na Pós-graduação em Letras, é Pós-Doutora pela Universidade Federal de Uberlândia, UFU coordena o grupo GELDI. Autora de livros e artigos científicos na área de análise do discurso de linha francesa.

Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi: Possui graduação em Licenciatura em Letras Português Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1992), Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001) e Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atuou como Coordenadora de Cultura da UFGD 2015/2019, é professora – dedicação exclusiva/ associada II da Universidade Federal da Grande Dourados, atuando no Mestrado de Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Mato Grosso/ No Programa de Estudos de Cultura Contemporânea/ ECCO-UFMT. E-mail: gicelmatorchi@ufgd.edu.br.

(Assessoria)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *