Profissional da saúde é herói todo dia e não apenas em tragédias, diz Marildes
A ex-secretária de Saúde de Rondonópolis, Marildes Ferreira (na foto a direita), está aproveitando sua campanha para deputado estadual por Mato Grosso para fazer também um movimento em defesa aos profissionais de saúde. Segundo ela, os trabalhadores da saúde são verdadeiros heróis e heroínas todos os dias e não apenas quando acontece tragédias, como a vista com a pandemia de covid 19. “Estas heroínas e heróis precisam de valorização profissional, pessoal e salarial todos os dias, além das melhores condições de ensino para a defesa da vida”, enfatiza Marildes.
Marildes faz uma defesa intransigente sobre a necessidade de se pagar com urgência o piso da enfermagem e de outras categorias que cuidam da saúde e da vida das pessoas. “No caso de Rondonópolis, tivemos ação na Câmara como vereadora para garantir o piso dos agentes comunitários de saúde e de endemias neste ano de 2022, uma grande conquista para estas categorias”, declara a candidata. “Como deputada estadual quero lutar para que Mato Grosso seja exemplo para o Brasil, começando a pagar aqui o piso da enfermagem”, salienta Marildes.
As declarações de Marildes Ferreira não apenas promessas de sua campanha como deputada, pois ela já executou ações de valorização e defesa dos trabalhadores e trabalhadoras da saúde quando foi secretária da pasta em Rondonópolis. “Lutar para garantir dignidade humana na saúde, para quem precisa dela e quem trabalha com ela, é um compromisso permanente, pois conheço poder dentro. Fui de faxineira de posto de saúde a secretária e sei apontar e mostrar soluções”, atesta.
Saúde perto das pessoas – Além da defesa dos trabalhadores, Marildes Ferreira defende uma mudança na política de saúde no estado. Ela quer que os serviços e atendimentos médicos estejam mais perto das pessoas, acabando com o drama dos longos deslocamentos em que, muitas vezes, a vida fica pelo caminho. “É preciso descentralizar os serviços e trazer para perto onde as pessoas vivem. “Não podemos aceitar que um paciente precise viajar 200 quilômetros para fazer uma tomografia na capital ou em uma cidade polo”, explicou a candidata. Ela disse que geralmente o paciente tem a consulta e não consegue fazer o exame necessário.
A proposta de Marildes 40100 é a criação de clínicas de exames em diversas cidades para dar mais agilidade e precisão a esses procedimentos, citando o fato de que, quando foi secretaria de Saúde em Rondonópolis, trabalhou a descentralização de diversos serviços e conseguiu excelentes resultados. “Vamos usar essa experiência para o Estado”, disse. A candidata garantiu ainda que vai priorizar ações no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão que necessita dos serviços do SUS.