Programa de inclusão, PAA de Vicentina entrega produção e fraternidade em ação conjunta







As mãos de quem produz, acolhe e as que também recebem, se entrelaçaram na tarde desta segunda-feira, dia 22 de dezembro, em Vicentina. Com semblantes de agradecimento de quem entregou e de quem recebeu, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ajudou a produzir mais um capítulo de fraternidade e inclusão em Vicentina.
Batata doce, banana, milho, mandioca, alface, repolho, giló e abóbora compuseram a cesta de alimentos, carregados em recipientes fornecidos pela Assistência Social. De forma organizada e em fila, o que se via eram braços estendidos e semblantes de satisfação de todas as partes envolvidas.
A segunda etapa de entrega dos produtos do Programa de Aquisição de Alimentos levou segurança alimentar para quase 200 famílias dos distritos de Vila Rica e de São José, ajudando a reforçar a mesa de quem mais precisa neste período de final de ano. Liderados por suas associações representativas, pequenos produtores entregaram produtos que já estão alimentando corpo e alma de pessoas necessitadas.
A Associação dos Pequenos Produtores de Vicentina e do Iguassu, junto com técnicos da Agência Estadual de Assistência e Extensão Rural (Agraer) e a presença efetiva da Prefeitura por meio das secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Agrário, formaram a comitiva da produção e da assistência.
Na primeira etapa, os alimentos recebidos foram entregues para mais de 100 famílias necessitadas na sede do município. Ao todo, cerca de 300 famílias receberam alimentos frescos para suas casas, com o carimbo de mãos que trabalham para tirar da terra o seu sustento e para alimentar outras famílias.
O prefeito Cléber Dias da Silva foi representado em Vila Rica pelo vice-prefeito Eduardo Costa Oncinha, que também são pequenos produtores no município. Oncinha citou o efetivo apoio da nova gestão de Vicentina para a agricultura familiar, falando que o momento representava o resultado da união entre município e os governos estadual e federal. “Vamos continuar apoiando quem produz e assistindo quem necessita”, afirmou Oncinha, citando o trabalho e presença da secretária Josiane Sauer (Assistência Social) e Pedro Ferreira, do Desenvolvimento Agrário.
Paulo Lobo, da coordenação da Agraer de Vicentina não escondeu a satisfação de estar presente na solenidade da produção e fraternidade. Responsável pela orientação e assistência técnicas para a produção de alimentos, Lobo destaca a importância do PAA para a agricultura familiar, pois ele garante preço de varejo aos produtos. “Isto garante retorno econômico e incentiva a manutenção dos pequenos na atividade produtiva”, assinalou.
Ao lado dos presidentes das associações – Juraci Silva, de Vicentina, e de Claudinei de França, do Iguassu -, Paulo Lobo saudou a presença dos produtores e destacou o aumento de inscritos do PAA. Segundo ele, no ano passado foram apenas 11 produtores e, neste ano de 2025, são 33 inscritos, triplicando o número de beneficiados com o programa. “Somos destaques na região e no Estado pela organização, assistência e produção”, enfatizou Paulo, ao agradecer e ressaltar o apoio e envolvimento do poder público no suporte ao programa.
Cada família da agricultura familiar inscrita no programa está entregando produtos no valor de até R$ 10 mil, garantindo renda e a permanência delas na produção rural.
Vicentina foi um dos municípios com maior número de famílias inscritas, sendo destaque na região no programa. A Agraer realiza o trabalho de apoio e assistência, sendo que o município cede máquinas e implementos, ajudando no trabalho de preparo do solo para o plantio e ainda na colheita.
Junto com Dinei do Iguassu, Juraci citou a importância da agricultura familiar e sua importância para a segurança alimentar. “Mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras saem das mãos que trabalham nas pequenas propriedades. O PAA representa dignidade pois valoriza nosso produto em termos de preço, incentivando a produção e nossa manutenção na atividade”, disse Juraci, aproveitando para encaminhar pedido de aquisição de equipamentos para plantio rotativo de alguns produtos.

