Projeto “Cão Herói, Cão Amigo” visita Hospital Cassems de Campo Grande
Beneficiários e pacientes do Hospital Cassems de Campo Grande receberam a visita de cães do projeto “Cão Herói, Cão Amigo”, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul. A visita, feita no dia 22 de dezembro passado, foi um momento muito especial para a equipe e pacientes.
A iniciativa foi autorizada, supervisionada e acompanhada pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e orientada pelo Corpo de Bombeiros. O diretor administrativo do Hospital Cassems de Campo Grande, Alessandro Depieri, destaca a importância da visita. “É notável o sorriso no rosto das pessoas quando eles têm acesso das pessoas, é impressionante o ganho emocional para esse paciente não tem preço”, salienta Depieri.
Já o diretor clínico da unidade hospitalar, Marcos Bonilha, ressalta que a iniciativa é uma forma de atendimento humanizado, e faz parte da filosofia do Hospital Cassems de Campo Grande. “Nós sempre tivemos essa preocupação, desde quando a unidade hospitalar iniciou as atividades. É importante entender que as pessoas que estão aqui estão sofrendo, então quando nos colocamos no lugar do paciente, ações assim são fundamentais, ficamos muito felizes e emocionados quando essas ações acontecem. É muito importante para a jornada do paciente aqui dentro”, afirma Bonilha.
Toda a ação foi pensada para ser um momento diferente tanto para pacientes, acompanhantes e colaboradores do Hospital Cassems de Campo Grande. E de acordo com o capelão da Banda dos Bombeiros, Irwing Ferreira, o resultado é gratificante. “É uma forma de acolhimento, de humanização, principalmente neste período de final de ano, em que muitas famílias que estão aqui dentro talvez não vão passar o Natal nem o Ano Novo no seio da família. Então a gente trazer essa forma de acolhimento e humanização é muito forte e gratificante e a gente sempre tem uma máxima de quem não vive para servir não serve para viver”, pontua Ferreira.
A voluntária do projeto “Cão amigo, cão herói”, Evelyn Mendes, tutora da Dora – uma sheepdog, ressalta que a visita faz bem tanto para quem recebe a atenção dos ‘doguinhos’ quanto para os próprios animais. “É nítida a diferença do comportamento dos pacientes com a visita deles, e os cachorros também adoram, por mais que fiquem agitados, eu vejo como eles ficam felizes eles gostam de participar e é para o benefício de todo mundo”, destaca.
Cãoterapia – A ação recebe o nome de “Cãoterapia” ou de Intervenção Assistida por Animais (AAI), funciona como um método de humanização no tratamento médico e tem o objetivo de levar conforto, amor e esperança para quem está hospitalizado.
É uma metodologia utilizada, inclusive, fora de Mato Grosso do Sul, por hospitais que são referência nacional, como o Hospital Israelita Albert Einstein. Os cães receberam um treinamento específico, adestramento e estavam com a vacinação e higiene em dia, para proporcionar momentos de diversão, distração e, ainda por cima, melhora na saúde dos nossos beneficiários. (Por Tathiane Panziera, da assessoria – Fotos: Messias Ferreira)