Projeto Cuidar leva ações para mais de 200 pessoas na Reserva Indígena de Dourados
No mês de abril, o Projeto Cuidar realizou uma série de ações nas aldeias Bororó, Jaguapiru e Panambizinho, levando serviços e capacitação em saúde, educação, arte e produção agroecológica para mais de 200 indígenas de Dourados. As ações do projeto mobilizaram mais de 60 estudantes e servidores da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul campus Dourados (IFMS), além dos parceiros das escolas e dos Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) das aldeias.
O Projeto Cuidar tem como foco atuar na prevenção ao abuso de álcool e de outras drogas na Reserva Indígena de Dourados. Para isso, as ações são divididas em quatro eixos temáticos: Agroecologia; Interculturalidade, saúde e bem-estar; Empreendedorismo, e Multimeios. Essa abordagem multidisciplinar foi construída a partir das reivindicações da própria comunidade da Reserva indígena de Dourados, após seis meses de reuniões. A coordenadora do projeto, professora doutora Gicelma Chacarosqui, afirma que para o Projeto Cuidar o escopo principal é Cuidar a Vida. Para Gicelma, fazer prevenção de álcool e outras drogas só é possível de forma integrada, pois não é possível fazer nenhuma prevenção se as pessoas passam fome, se não têm perspectiva de futuro, se estão à margem da sociedade. “Por isso o Projeto Cuidar tem propósitos integradores, democráticos, trabalha por eixos e pensa o ser humano de forma harmônica!”, explica a professora da UFGD.
Ações – Nos dias 13 e 14 de abril, jovens estudantes da Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka participaram de uma oficina de produção de audiovisual com a jornalista e cineasta Marinete Pinheiro. Eles aprenderam técnicas para captação de imagens, edição e produção de vídeos curtos. Esta é a segunda oficina de produção de vídeos que o projeto Cuidar oferece para os jovens da escola Guateka.
No dia 14, professores da Escola Indígena Tengatui Marangatu tiveram uma capacitação com o tema “Memória, identidade e Literatura”. O diretor da escola, Rubens Rosário Pinheiro, da etnia terena, afirmou que a parceria com o Projeto Cuidar veio de encontro às necessidades dos professores da comunidade indígena. “Faz muito tempo que nós não tínhamos uma formação de professores nesse nível”, avaliou o diretor da escola. Também no dia 14/04, na Escola Municipal Indígena Araporã foi realizada a capacitação “Saúde que vem da terra: interfaces da agroecologia na formação de professores”.
No sábado, 15, uma equipe com mais de 60 estudantes da UFGD esteve realizando uma ação de Saúde Preventiva, na escola Municipal Ramão Martins. A mesma ação já foi realizada em março, no CRAS da Aldeia Bororó. No mutirão de atendimento, os alunos da Medicina conversam com a população, tiram dúvidas, realizam testes rápidos para identificar doenças como diabetes, pressão alta, infecção urinária, doença nos rins e outras, e orientam qual tipo de atendimento deve ser procurado se alguém apresentar algum sintoma de doença.
No dia dos Povos Indígenas, 19 de abril, a coordenadora do projeto, a professora doutora Gicelma Chacarosqui esteve na Associação Indígena Cheretã Tekoha em uma atividade lúdica com crianças da aldeia Jaguapiru. A atividade foi desenvolvida juntamente com a professora doutora Suzana Arakaki, da Universidade Estadual de MS (Uems), que doou 30 livrinhos ‘Pássaros do meu quintal” para as crianças que frequentam a associação.
Outra atividade já realizada pelo projeto foi a implantação de sistemas agroflorestais, para produção de alimentos, sob orientação da professora Zefa Valdivina, docente da Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais (FCBA/UFGD). Além de professores e estudantes da UFGD, o projeto tem parceria com o campus de Dourados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), através do professor Nilton Ponciano, e com a Prefeitura de Dourados, por meio das Secretarias Municipais de Educação e de Assistência Social.
Outras informações estão disponíveis na página do projeto no Instagram: @projetocuidar.ufgd
(Da assessoria)