Projeto de Juscelino cria programa de saúde do pé diabético em Dourados

Na terceira sessão ordinária da Câmara de Dourados, realizada na tarde de segunda-feira (21), foi aprovado por 17 votos a favor, projeto de lei do vereador Juscelino Cabral (foto), em parceria com a vereadora Liandra Brambila, que dispõe sobre o Programa Municipal de Saúde do Pé Diabético.

Juscelino manifesta preocupação com o crescimento do diabetes, por ser essa uma tendência mundial, devido ao processo de envelhecimento da população e estar também diretamente ligado às mudanças dos hábitos alimentares e à prática de atividade física.

“Podemos considerar que, como doença crônica, isoladamente, é a maior causa de morbimortalidade em todo o mundo. Configura-se como uma epidemia mundial e representa um grande desafio para o sistema de saúde mundial. Atualmente, estima-se que existam 415 milhões de diabéticos no mundo, e a projeção para o ano de 2040 é de 642 milhões, sendo que 46% dos diabéticos adultos não possuem diagnóstico” comenta o vereador.

Para a criação desse projeto de lei, diz Juscelino, tomamos com princípio o relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgado em 2016 e que revela haver mais de 16 milhões de brasileiros adultos sofrendo de diabetes, sendo que metade encontra-se sem tratamento. “A doença mata mais de 70 mil pessoas por ano no Brasil”, pontua o vereador. (Assessoria PMD)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *