Projeto doa mais de 150 perucas de princesas à crianças com câncer em Dourados

Projeto leva peruca de lã para crianças – Foto: Cidade On

Voluntárias do Projeto “Amigos do Peito” estão levando socorro e cuidados para pacientes de hospitais públicos. Somente esse ano, o grupo já doou mais de 150 perucas de lã, inspiradas em princesas da Disney para crianças com câncer em Dourados, Campo Grande e Barretos(SP). Em 10 meses, o grupo também confeccionou e distribuiu mais de 140 toucas infantis de inverno e 200 próteses mamárias para mulheres que passaram pela mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido a câncer. Outros 100 polvinhos de pelúcia chegaram nas Unidades de Tratamento Intensivo Neonatal, ajudado na recuperação de bebês prematuros. Todo o trabalho dos mais de 50 voluntários, conta com a parceria da 3ª Vara Criminal, 8ª Promotoria de Justiça de Dourados e Semiaberto Masculino de Dourados.

No caso das perucas, basta alguns fios de lã, agulhas e muita vontade de ajudar o próximo, para levar sorrisos e magia para crianças em tratamento de câncer. Do quarto hospitalar, a imaginação leva as crianças para onde elas quiserem. De pacientes elas se tornam princesas da Disney ou qualquer outro personagem que elas gostem. As perucas aquecem a alma e tudo vira brincadeira entre uma quimioterapia e outra.

Tudo começa entre lãs e agulhas no Semiaberto masculino de Dourados. Lá cerca de 20 internos que participam do projeto, produzem as toucas, que mais tarde se transformam em adereços infantis masculinos e femininos nas mãos das voluntárias do “Amigos do Peito”.”O objetivo é aquecer as carequinhas no inverno e ao mesmo tempo incentivar o lúdico, as brincadeiras e os sorrisos. As crianças soltam a imaginação”, destaca Iracema Tiburcio, uma das coordenadoras do projeto.

De acordo com Iracema, o projeto “Amigos do Peito” existe desde 2003, quando um grupo de oração formado por amigas, decidiu se juntar também para ajudar mulheres que passaram pela mastectomia, que é a cirurgia para remoção da mama ou parte dela devido a câncer. Elas pegaram um molde de prótese de painço que uma paciente havia ganhado pela Rede Feminina de Combate ao Câncer e começaram a reproduzi-lo artesanalmente. “Conseguimos o apoio da empresa Marta Campos que doa os moldes feitos pelas voluntárias, já em sutiãs. De lá para cá muita gente recebeu gratuitamente um kit com o produto e instruções, melhorando a auto estima”, destaca, observando que um manual com orientações para as pacientes foi confeccionado pela enfermeira Idalina Júlio, voluntária do projeto.

Depois das próteses mamárias, as voluntárias abraçaram o projeto de perucas de cabelo natural em parceria com o Semiaberto feminino e 3ª Vara Criminal. De lá para cá, mais de cem pessoas com câncer beneficiadas pela iniciativa. Em outubro do ano passado, as voluntárias decidiram ampliar a corrente do bem por meio das redes sociais para doação de matéria-prima para confeccionar as perucas da lãs para as crianças. “Nós pensamos que se conseguíamos ajudar as mulheres com as perucas, também poderíamos fazer algo pelas crianças e daí surgiu a idéia das perucas de lã. Trouxemos a proposta para a Luzia Aparecida Ferreira, diretora do Semiaberto Feminino porque precisávamos de um espaço para confeccionar e ela levou o projeto até a 3ª Vara Criminal, que abraçou a causa na hora”, destaca.

Hoje o “Amigos do Peito” também conta com a ajuda de empresas. Além da Marta Campos, o Shopping dos Animais doa painço para os sutiãs (prótese mamária), Casa Rocha, Cleuza aviamentos, entre outros parceiros e amigos.

Polvos de crochê

Bebês prematuros da UTI neonatal do Hospital Evangélico passaram a contar com uma ajuda mais que “fofa” na recuperação. Trata-se dos Polvos de crochê que são colocados dentro de incubadoras. Especialistas defendem que os bonecos envolvem os bebês, evitando acidentes e choques nas paredes da incubadora.

(Por Valéria Araújo, do Progresso)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *