Projeto Educação em Cores realiza visita técnica nesta segunda-feira em Rio Brilhante
Neste dia 24 de fevereiro, a equipe do projeto Educação em Cores estará em Rio Brilhante para dar mais um passo importante na concretização dessa iniciativa cultural. A visita técnica terá como objetivo avaliar os espaços disponíveis na escola que receberá um dos oito murais artísticos previstos no projeto, além de alinhar detalhes com a comunidade escolar.
Durante a visita, serão discutidos os temas que serão abordados nas artes murais/graffiti, garantindo que a obra reflita a identidade e os valores da comunidade local. Professores, alunos e equipe pedagógica participarão do diálogo, contribuindo com ideias e expectativas para a criação do mural.
Rodas de conversas – O Educação em Cores não se limitará à pintura dos murais; o projeto promoverá também rodas de conversa e debates sobre temas sociais relevantes, como sustentabilidade, diversidade cultural e a valorização da identidade regional. Essas atividades terão como intuito estimular a reflexão e o protagonismo dos estudantes, tornando a arte uma ferramenta de transformação e aprendizado.
Próximos Passos – Com a visita técnica em Rio Brilhante concluída, a equipe do projeto seguirá para outras cidades da Grande Dourados, como Itaporã, Deodápolis, Maracaju e Caarapó, para dar continuidade às próximas etapas do projeto. As pinturas dos murais acontecerão entre os meses de março e junho, com a finalização prevista para julho de 2024.
Sobre o projeto – O projeto é idealizado pela artista Maria Carolina Ferreira de Sousa também conhecida como Damata, chega a oito municípios da Grande Dourados para levar arte, conhecimento e debate sobre temas essenciais da atualidade. Os murais abordarão temáticas relevantes como sustentabilidade e meio ambiente, diversidade e igualdade de gênero, cultura sul-mato-grossense e a relação Brasil-Paraguai, além da valorização da arte urbana e do embelezamento dos espaços escolares.
O projeto Educação em Cores é realizado por meio do Edital nº 11 – FCMS – Lei Paulo Gustavo e buscará democratizar o acesso à arte urbana, transformando os espaços escolares em verdadeiras galerias a céu aberto.
(Da assessoria)